Observação da Lua em Fiais da Telha (Carregal do Sal)

No passado dia 5 de outubro, o Município de Carregal do Sal associou-se às comemorações da 10ª Noite Internacional de Observação da Lua, proporcionando uma noite diferente e enriquecedora na Orca de Fiais da Telha.

O objetivo de aproximar as pessoas do seu património natural e arqueológico foi alcançado, com a presença de cerca de uma centena de pessoas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A atividade foi promovida pelo Museu Municipal e dinamizada pelo astrónomo Dário Fonseca, que orientou os participantes pela imensidão do cosmos, através de explicações surpreendentes.
O Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha revela-se particularmente favorável para a observação do céu noturno, onde se realizou uma pequena “viagem” por algumas maravilhas presentes na esfera celeste que a luz urbana teima em esconder.
Observaram-se várias constelações, planetas, estrelas, a lua e a Estação Espacial Internacional, que completa uma volta ao nosso planeta a cada 90 minutos. Testemunhou-se ainda a conjunção (alinhamento), entre o planeta saturno e a lua, um fenómeno raro nestas andanças.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies