Amianto nas escolas ainda perdura e é potencialmente cancerígeno

Em Oliveira do Hospital tarda em serem substituídas as velhas placas de fibrocimento, apesar de as novas placas, há longos meses, estarem disponíveis para colocação. Contactada pelo nosso jornal a direção do Agrupamento de Escolas, explica : “Pelas informações que temos, a substituição das placas aguarda que seja definida a empresa que vai executar a obra.A informação mais objetiva deve ser requerida junto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entidade que é a dona da obra”.

Entretanto até dia 18 deste mês prossegue uma greve nacional contra o amianto nas escolas. Em frente à EB 2,3 Ruy Belo, em Queluz, está a decorrer um protesto. Trata-se de um cordão humano com alunos, pais e professores em defesa da saúde de todos que frequentam esta escola com amianto.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem como “amianto não” ou “a escola é para aprender e não para adoecer”.

Lara Cunha, professora e organizadora do protesto, em declarações à TVI, explicou que a escola já tem mais de 30 anos e que todos os telhados são compostos por amianto, um produto cancerígeno.

Nós estamos aqui hoje reunidos para chamar a atenção para um problema que acontece na nossa escola, não só na nossa como em outras, que é a questão do amianto. A nossa escola já tem por volta de 35 anos, que está cheia de telheiros com amianto, todos os telhados são compostos por este elemento e muitos deles têm árvores à volta que estão sempre a bater e a degradar”. 

A docente explicou que a escola tem estado, por breves períodos, fechada durante toda a semana e apelou para que esta situação fosse resolvida.

Nós já tentámos por várias vezes chamar a atenção, temos tido a escola fechada durante esta semana, pelo menos por alguns períodos, e queríamos mesmo que nos viessem ajudar”.

O amianto é uma fibra natural mineral que foi muito usada em edifícios (como em tetos falsos, revestimentos ou isolamentos) e maquinarias entre os anos 50 e 90 do século passado.

A inalação de partículas de amianto está associada ao risco de contrair doenças como o cancro.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies