Carregal do Sal.Intervenção arqueológica na Orquinha da Víbora já começou

Estão a decorrer neste momento, trabalhos de escavação arqueológica no monumento da Víbora, situado no Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha, freguesia de Oliveira do Conde

Os trabalhos científicos desenvolvem-se com o apoio logístico da Câmara Municipal de Carregal do Sal, em articulação com a UNIARQ (Centro de Arqueologia, da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa), sob a coordenação e direção científica do Doutor João Carlos de Senna Martinez, do Mestre José Manuel Quintã Teixeira Ventura, e supervisão da Mestre Telma Susana de Oliveira Ribeiro, com a participação de alunos da Licenciatura e Mestrado em Arqueologia, das Universidades de Lisboa, Porto, Évora e Coimbra.

Uma primeira abordagem ao nível da datação do elemento patrimonial, permite-nos balizar cronologicamente o monumento no Bronze Final (1250-550 a.C.), como período provável da sua construção/utilização, mas apenas no final dos trabalhos, poderemos avançar com dados mais concretos, sobre a sua tipologia e inserção cronológica.

O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, associa-se uma vez mais a estes trabalhos de investigação, recebendo nas suas instalações os materiais que possam vir a ser descobertos, para um primeiro tratamento, análise e estudo, disponibilizando também o necessário apoio técnico e científico.

Procurando trazer à luz novos dados, que permitam revelar vestígios da atividade humana neste território, vamos aguardar pela conclusão de mais uma campanha de trabalhos, para que possamos desvendar um pouco mais da Pré-História do concelho de Carregal do Sal.

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies