Festival de Cinema da Era Atómica tem lugar em Viseu Mangualde e Nelas

O Festival de Cinema da Era Atómica – ou Uranium Film Festival Portugal 2019 – irá decorrer entre os próximos dias 13 e 15 de setembro, com a organização local da ATMU – Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, no âmbito do International Uranium Film Festival.

Sob o lema “Não mais mortes por exposição à radioatividade. Não às alterações climáticas”, o evento terá início a 13 de setembro, a partir das 18 horas, na Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, em Nelas. No dia seguinte, o programa continuará, pelas 9 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia, em Viseu, prolongando-se até às 21 horas. O último dia de festival decorrerá em simultâneo no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, com início marcado para as 9 horas. A partir das 17h30, o festival decorrerá, novamente, na Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, onde irá decorrer a cerimónia de encerramento do festival a partir das 19h30.

NOVE ANOS DE INTERNATIONAL URANIUM FILM FESTIVAL

O International Uranium Film Festival foi fundado em 2010, no Rio de Janeiro, pelo jornalista alemão Norbert G. Suchanek e pela cientista social brasileira Márcia Gomes de Oliveira,sendo o primeiro festival de cinema no mundo a abordar a questão nuclear.

O festival combina arte, ciência e justiça ambiental enquanto informa sobre todos os riscos da radioatividade, em prol da vida e do meio ambiente, reunindo “filmes atómicos” que lançam luz sobre todos os riscos da energia atómica que nascem com a exploração de urânio e se acumulam na cadeia nuclear até ao lixo altamente radioativo que ainda hoje não tem um lugar no mundo.

Mais informações no websitewww.uraniumfilmfestival.org.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies