Sementeira semeia Arte e Cultura em Viseu

Em Setembro o Cinema Vai Reabrir e Trazer Arte e Cultura às Galerias Ícaro!

Depois de 7 anos de Sementeira na Rua das Ameias n.º 6 a mesma repensa-se e lança as sementes para outra localização. O desafio este ano é rechear de arte e vida as Galerias Ícaro, através da reabertura da sala de cinema e da ocupação criativa dos seus espaços.

Este ano a Sementeira manterá o espírito que sempre a animou, adaptando-se porém a um novo solo porque de certa forma o clima mudou. Se em anos anteriores o projecto se oferecia em terreno contíguo aos Jardins Efémeros entretanto suspensos, desta vez avança para o enorme baldio murado em que se tornou a sala de cinema Ícaro e seus espaços adjacentes, semeando no mesmo terreno onde o Desobedoc frutificou há pouco mais de um ano, buscando recuperar o espaço como terreno de cultivo, horta de uma desejável cultura comunitária.

Como a sua designação sugere, a Sementeira, evento sazonal, propõe ser o solo fértil e propício à criatividade e produção de cultura em todas as suas vertentes, ficando a colheita ao critério dos visitantes, sem qualquer intermediação dos organizadores senão a de criar condições propícias à fruição livre de quem venha a frequentar os seus espaços.  Lugar de encontro e permuta de vivências, tem vindo a incluir e propõe-se continuar a fazê-lo, eventos tão diversificados como exposições, artes performativas, tertúlias e workshops, desejando ainda reafirmar-se como lugar de espontaneidade e de convívio sem nunca perder de vista a dimensão lúdica e social da criação e da cultura.

Os produtos continuarão a ser a música, o audiovisual, o artesanato, a pintura e toda uma panóplia de formas alternativas de produzir e consumir, especial enfoque na sustentabilidade ambiental sem a qual todos os cultivos estão condenados. Serão 3 dias – 27,28,29 de Setembro – de trocas sem fins lucrativos, com propostas nutritivas – refeições servidas por colectivos com novas propostas gastronómicas – e a alegria própria do cumprir de mais um ciclo natural, em lugar onde, trabalhar e festejar se entre polinizam na demanda de futuras colheitas

Mantendo o espírito da Sementeira de proporcionar campo e oportunidade para que a arte ocupe e crie espaço público, para artistas e projectos de toda a natureza que queiram abraçar o desafio de semear arte e cultura no Galerias Ícaro está aberta uma chamada,.

Formulário da Chamada: https://forms.gle/GNUrxq2emqnxKP35A

Conhecer melhor o projecto: fb.com/sementeiraviseu ou http://sementeira.net/

Para mais informações: sementeiraviseu@gmail.com

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies