“A Grande Batalha da Gardunha” na Aldeia Histórica de Castelo Novo

Contam as gentes da Serra da Gardunha que, em tempos, luzes misteriosas surgiram no céu, cruzando-se a grande velocidade, como uma épica batalha entre seres extraterrestres. Acontecimentos sobrenaturais, a fazer lembrar os fenómenos celestais do séc. XVI (Nuremberga, em 1561 e Basileia, cinco anos depois, em 1566), que para sempre ficaram marcados no imaginário popular. É, assim, “A Grande Batalha da Gardunha” que vai inspirar a festa do Ciclo “12 em Rede” na Aldeia Histórica de Castelo Novo, de 26 a 28 de julho.

O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” chega, de 26 a 28 de julho, à Aldeia Histórica de Castelo Novo, magnífico anfiteatro medieval em plena Serra da Gardunha. Tendo como mote “A Grande Batalha da Gardunha”, Castelo Novo vai ser palco de momentos de grande festa e animação, com várias atividades criadas em torno da lenda dos avistamentos extraterrestres da Serra da Gardunha.

Concertos de Música Antiga, provas de vinhos, oficinas gastronómicas e visitas guiadas são apenas algumas das sugestões da festa para os habitantes e visitantes de Castelo Novo, que no fim-de-semana de 26 a 28 de julho vão viver emoções inesquecíveis naquela Aldeia Histórica. O evento é de entrada gratuita, sendo que todos os concertos e atividades são de reserva obrigatória.

Durante a festa será apresentada, por exemplo, uma recriação teatral de “A Grande Batalha da Gardunha”, na sexta-feira, 26 de julho, pelas 22h, no Largo do Pelourinho de Castelo Novo, e um concerto encenado sobre “Os Hábitos de D. João V”, que decorre pelas 22h30 Igreja Matriz de Castelo Novo, no sábado, 27 de julho. Nesse fim-de-semana, os mais pequenos podem aproveitar para descobrir o ateliê Histórias Criativas, um projeto lúdico-educativo criado pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal em Castelo Novo, onde, além de workshops, haverá também tempo para a hora do conto.

A festa “A Grande Batalha da Gardunha” é uma excelente oportunidade para descobrir a magnífica Aldeia Histórica de Castelo Novo, assim como as suas tradições, produtos regionais e as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

Participe nesta grande festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Novo!

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Associações e agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Para mais informações e para efeitos de inscrição, consideram-se os seguintes contactos:

E-mail: castelonovo@fundaoturismo.pt
Telef: 275 561 501

A festa só acaba em dezembro!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro! Depois de Castelo Novo, a festa segue para Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies