Aldeia Histórica de Marialva reaviva a lenda de Maria Alva Pés de Cabra em três dias de grande animação

De 19 a 21 de julho, a Aldeia Histórica de Marialva recebe a festa “Maria Alva Pés de Cabra”, do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. Com muita animação e várias atividades inspiradas naquela lenda, Marialva promete momentos inesquecíveis para habitantes e turistas naquele fim-de-semana.

Reza a lenda que, há muito tempo, vivia uma donzela muito formosa numa pequena aldeia do interior do nosso país. Um certo dia, um nobre que por ali passava enamorou-se dela. Desejando pedi-la em casamento, decidiu encomendar a um sapateiro uns sapatos para oferecer à donzela. Como se tratava de uma surpresa, e o sapateiro não tinha maneira de saber o tamanho dos seus pés, este pediu ao nobre para espalhar farinha aos pés da cama da donzela, para que esta deixasse a marca da farinha espalhada no chão quando se levantasse.

Qual não é o espanto do sapateiro quando descobre, pela forma deixada no chão, que a donzela tinha “pés de cabra” – mas profissional como era, cumpre a encomenda sem comentários, guardando segredo até do próprio cliente. Eis senão quando o nobre entrega o presente à donzela, que se apercebe que todos acabaram de descobrir o seu segredo… Aterrorizada, atira-se da torre de menagem do castelo. A donzela chamava-se Maria Alva.

A aldeia desta lenda é Marialva, onde é contada, de geração em geração, como a estória que deu origem ao nome da terra. Graças ao Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que chega àquela Aldeia Histórica de 19 a 21 de julho, a bonita donzela volta a ser recordada, num fim-de-semana repleto de animação, com mil e uma atividades e momentos imperdíveis, inspirados na lenda de Maria Alva.

De entrada livre, a festa “Maria Alva Pés de Cabra” vai dar mais vida à Aldeia Histórica de Marialva, com concertos, oficinas de cozinha regional, trabalhos em feltro, visitas guiadas encenadas, passeios equestres, teatros de rua, mostra e venda de produtos regionais, showcooking, entre outros.

No sábado, dia 20 de julho, às 21h, Marialva recua no tempo e apresenta uma encenação da lenda Maria Alva Pés de Cabra, com o magnífico cenário do Castelo da Aldeia Histórica como pano de fundo.

Com sugestões para miúdos e graúdos, a diversão está garantida em Marialva. É, também, uma excelente oportunidade para conhecer esta Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município da Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Entre nesta grande festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Marialva!

Inscrições e informações em:

Posto de Turismo de Marialva
T. 279 859 288
turismomarialva@cm-meda.pt

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro! Depois de Marialva, a festa segue para Castelo Novo, de 26 a 28 de julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

1 DESTINO QUE SÃO 12.

 

Siga-nos em:

www.facebook.com/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL

twitter.com/AHistoricasPT

www.instagram.com/aldeiashistoricas

www.youtube.com/user/AldeiasHPortugal

E agora também no Flickr!

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies