Preço da água pode subir em Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo, Nelas e Sátão

O preço da água pode subir nos concelhos de Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo, Nelas e Sátão com a criação de uma nova empresa intermunicipal do setor – “Águas de Viseu”, assumiu Almeida Henriques, Edil de Viseu.

Depois da reunião de ontem (11 de julho) do executivo camarário, o autarca explicou que a função da nova empresa, que vai servir para o fornecimento de água em alta, “termina na entrega de água nos reservatórios de cada um dos municípios. Eles serão parte integrante deste sistema”.

“Daí para a frente, os municípios têm a responsabilidade de distribuir água às residências e à indústria e a definição do preço que entenderem. A empresa irá fornecer água ao mesmo preço a todos os concelhos e o tarifário é da responsabilidade de cada um”, realça.

Almeida Henriques considera ainda que o entendimento entre os cinco municípios “é a solução para um problema grave do passado”, como foi a falta de água de há dois anos.

Também a oposição socialista se mostrou agradada com a solução. O vereador Pedro Baila Antunes diz que as novas soluções são as que foram apontadas pelo PS, há dois anos, “nomeadamente a Barragem de Fagilde (que está abrangida nos planos da nova empresa e vai passar a contar com Sátão no grupo de concelhos abastecidos), a ligação redundante e, acima de tudo, a eficiência hídrica e a poupança a vários níveis”.

“Temos de estar do lado desta solução. Só fizemos três notas: que esta não seja uma via para a privatização, que os direitos laborais dos colaboradores dos SMAS (serviços municipalizados de água e saneamento) sejam devidamente acautelados e que isto não seja uma justificação para aumentar o tarifário da água”, remata Baila Antunes.

O documento de entendimento entre Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo, Nelas e Satão é assinado na manhã de sábado (dia 13), na presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies