CIM Viseu Dão Lafões com projeto aprovado na UE para prevenção de incêndios florestais

A CIM Viseu Dão Lafões viu aprovada, pela Comissão Europeia, uma candidatura ao programa LIFE – Environment and Resource Efficiency, denominada LANDSCAPE FIRE PROJECT, Novas Metodologias para Prevenção de Incêndios Florestais. 

Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “esta candidatura, agora aprovada e liderada pela CIM Viseu Dão Lafões, tem um valor global que ascende os 2,4 milhões de euros, numa parceria com a Junta de Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro, a Universidad de Extremadura e o Instituto Politécnico de Viseu, terá a duração de três anos e tem como principal objetivo implementar técnicas inovadoras de fogo controlado e de silvopastorícia para criar faixas de gestão de combustíveis de forma a compartimentar o espaço rural e, assim, contrariar grandes manchas contínuas que muito contribuem para a intensidade de propagação dos grandes incêndios.”

Com este projeto, referiu o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “pretende-se diminuir o impacto dos incêndios florestais ao nível ambiental, social e económico. De salientar que o projeto, vai permitir capacitar, na nossa região, 25 técnicos superiores em fogo controlado e 50 operacionais de queima, para além da utilização da pastorícia para a redução da carga combustível dos espaços rurais.”

Nuno Martinho, salientou, ainda, que “este é um projeto inovador para a região ao permitir alavancar novas abordagens à prevenção dos incêndios florestais e ao fomentar a cooperação territorial. Por outro lado, é um projeto que vai ao encontro das medidas estabelecidas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies