Plataforma digital reúne oferta de enoturismo em Portugal

Portugal vai ter, a partir de Novembro, uma plataforma online com toda a oferta de enoturismo existente no país. O anúncio foi feito esta quinta-feira durante o 10.º Congresso Internacional de Enoturismo e terceiro da Europa, que se realiza em Torres Vedras até sexta-feira. O projecto enoturismo.pt está a ser desenvolvido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.

“Não existe um meio com uma oferta integrada de enoturismo e queremos responder a essa falha, com uma oferta por concelho e por região vitivinícola de tudo o que está relacionado, desde adegas, museus, restaurantes ou hotéis”, disse à agência Lusa o secretário-geral da AMPV, José Arruda. O site vai ajudar “a promover o vinho e a gastronomia nacionais e a trazer mais riqueza para os territórios”, sublinhou.

A ferramenta vai ser lançada em 7 de Novembro, no Congresso de Enoturismo de Portugal, que se realiza em Peso da Régua, no distrito de Vila Real. Também o Turismo de Portugal está a criar uma plataforma vocacionada para a promoção externa do enoturismo.

Ivane Favero, presidente da Associação Internacional de Enoturismo, que organiza o congresso, adiantou à Lusa que, em todo o mundo, já existem empresas para as quais o enoturismo representa 70% da sua facturação. “Há casos de empresas que vendem todos os seus vinhos ao balcão aos turistas e facturam com a venda de experiências, o que tem de ser incentivado, uma vez que, quando a produção não é tão boa, produção que só acontece uma vez por ano, podem contrabalançar o negócio com o enoturismo, que pode ser trabalhado todos os dias”, salientou.

Em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, vai ser anunciada a realização da V Conferência Mundial de Enoturismo 2020 em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, onde está prevista a apresentação da primeira Carta Mundial de Enoturismo. Até sexta-feira, o congresso junta cerca de uma centena de participantes, entre empresários, dirigentes associativos, autarcas e técnicos ligados ao vinho.

O site enoturismo.pt já inclui informação geral sobre o projecto.

Fonte : https://www.publico.pt/2019/06/27/fugas/noticia/enoturismo-portugues-vai-unirse-unica-plataforma-1877873?fbclid=IwAR24oq9gAunN2RNI-dLwf4B74TlVbDh4v3Hmqu4QDorvLvamwsf270qW6QE

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies