Abastecimento de água em Nelas. Nova barragem de Fagilde poderá ser uma realidade

Foi o edil de Viseu, Almeida Henriques, que ontem, 27 de junho, defendeu que seja o Governo a avançar com a construção da nova barragem de Fagilde, justificando a obra pelo  “período de vida de sete, oito anos” da atual Barragem que abastece também o concelho de Nelas.

“O sistema de Fagilde, na forma como ele está construído, tem um período de vida que se estima que possa andar entre sete a oito anos e para isso é que também temos tido esta pressão permanentemente de andar a pressionar o Estado central para assumir a construção da nova barragem”, sustentou o autarca em conversa com os jornalistas no final da reunião camarária de ontem.

“Construir a nova barragem implica fazer um projeto, fazer um estudo de impacto ambiental, abrir um concurso público, adjudicar e construí-la e estamos no ‘deadline’, ou seja, estamos no prazo limite para termos a certeza de que daqui a sete, oito anos teremos uma nova barragem construída ou a reparação daquela, porque são as duas opções”, adiantou.

Na opinião do autarca, “não compete às autarquias tomar esse tipo de decisões” uma vez que “a barragem é da APA [Agência Portuguesa do Ambiente], é do Estado central, portanto o Estado central é que tem de fazer as suas opções”.

Em setembro de 2018, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, disse aos jornalistas, numa cerimónia em Nelas, que, “se os autarcas da região se entenderem”, a obra da nova barragem de Fagilde “iniciar-se-á de imediato” para aumentar a capacidade de armazenamento de água e evitar falta de água no futuro.

“Mas, há uma solução técnica que parece que gere um grande consenso, que é a de, em Fagilde, ser construída uma nova barragem com maior capacidade”, defendeu.

Esta solução já foi apresentada pelo Governo, através da Águas de Portugal, para “um sistema multimunicipal, onde o Estado tem uma preponderância maior nesse mesmo sistema, mas ser uma parceria, uma parceria num sistema ‘fifty fifty’ (50-50) que existe, está regulado”.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies