Cabanas de Viriato.(RE)Viver o Passal…com Angelina e Aristides

Com o objetivo de homenagear Aristides de Sousa Mendes e a sua mulher Angelina; valorizar a História e o Património Local; sensibilizar para a necessidade de manter viva a memória coletiva; fomentar os valores subjacentes ao ato de consciência do cônsul e educar as novas gerações para “conhecer o passado, compreender o presente e perspetivar o futuro”, nasce o projeto “(RE)viver o Passal…com Angelina e Aristides”, a várias mãos, envolvendo a Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, a Fundação Aristides de Sousa Mendes e o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, através do Projeto UNESCO – ”Dever de Memória”.
Consideramos que o cônsul reconhecido, pelo Yad Vashem (Autoridade para a Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto"), em Israel, como “Justo entre as Nações”, no ano de 1967, merece, indiscutivelmente, o reconhecimento pelo seu ato de coragem e de altruísmo, na sua terra natal. O programa em forma de jornadas culturais, pretende ser a “incubadora” na promoção de outras atividades a realizar em 2020, para assinalar os 80 anos do ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes e para os próximos dias 5 e 6 de julho contará:
– 5 de julho pelas 21h30m, com uma Serenata Coimbrã, junto à Casa do Passal, relembrando o tempo da vida académica que Aristides e seu irmão gémeo, César de Sousa Mendes, viveram em Coimbra
– 6 de julho pelas 20h30m, com um Jantar de Gala, no Salão da Soc. Filarmónica de Cabanas de Viriato, que será acompanhado por um momento musical, revivendo o gosto pela música e pelas artes no serão da família, pois Aristides tinha por hábito fomentar encontros artísticos com a promoção das artes em geral, filosofia que serviu na orientação da educação dos seus 14 filhos.
“(RE)viver o Passal…com Angelina e Aristides” espera por si…
Fonte : http://escsal.com/index.php/item/669-re-vvier-o-passal-com-angelina-e-aristides

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies