Pastel “PINHA D’OURO” (Carregal do Sal) está entre os doces candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal

O pastel “PINHA D’OURO” está entre os doces candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal®.
A decisão foi tomada pelo Painel de Especialistas que, entre as 907 candidaturas apurou 420, entre as quais a de Carregal do Sal que candidatou, à categoria Doces de Inovação, o pastel eleito na Feira da Pinha e do Pinhão, confecionado pela Padaria Confeitaria Salinas.
A iguaria alicerça riquezas do Concelho, diretamente associadas a produtos endógenos – o pinhão, e práticas ancestrais de uso desses recursos, apelando e perpetuando origens e memórias de valores que o tempo jamais apagará.
A “PINHA D’OURO” passou a primeira fase eliminatória do concurso e está agora entre os 420 candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal®.
A lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, num total de 140 doces que vão ser revelados a 7 de maio e votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto.
De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais, a que se juntam mais 8 candidatos, repescados pelo Grande Júri, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Seguir-se-ão duas semifinais, em dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre e, em cada semifinal são apurados os 7 doces, ou seja, aqueles que tenham mais votos contabilizados.
A Gala Finalíssima decorrerá a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies