Sementeira Viseu/Bloco de Esquerda discutiu as alterações climáticas

dav

Maria Manuel Rola (deputada da Assembleia da República) e Bárbara Xavier (candidata independente às Eleições Europeias) estiveram à conversa sobre ambiente e alterações climáticas este sábado na sede do Bloco de Esquerda de Viseu, numa sessão por onde passaram mais de meia centena de participantes.

Segundo as convidadas, não basta querer que as pessoas adotem estilos de vida ecológicos, é necessário criar condições para isso, o que nem sempre acontece. Em muitos casos os interesses económicos sobrepõem-se aos valores ecológicos, uma realidade que só pode alterar-se com políticas públicas que limitem a acção de determinadas empresas. Foram dados exemplos como a agricultura intensiva no Alentejo e a persistência no uso do Glifosato pelo Município de Viseu.

No final da conversa o bom ambiente continuou com a atuação performativa de Make Like a Tree (projeto do ucraniano Sergey Onishenko). Sergey viaja por todo o mundo recolhendo inspiração, fotografando e compondo músicas indie-ambient-folk. A sua música transmite uma ideia de globalidade, que permitiu estender a reflexão sobre ambiente, também ele uma questão para além de qualquer fronteira.

Esta iniciativa representou a primeira do 7.º ano do projeto Sementeira. Embora com algumas variações, habitualmente a Sementeira consiste na abertura de portas da sede do BE Viseu para uma exposição coletiva sem curadoria, durante o período dos Jardins Efémeros. Em 2019 este formato está a ser repensado e reconstruído, pretendendo espalhar sementes por todo o ano através de sessões que aliem política e cultura na reflexão de assuntos tão pertinentes como o ambiente.

Mais informação em: https://www.facebook.com/sementeiraviseu/

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies