Empreendedorismo juntou 100 alunos portugueses e espanhóis em Viseu

18 projetos apresentados em Viseu no âmbito das CIDADES CENCYL+

Alunos do ensino profissional de estabelecimentos de ensino portugueses e espanhóis reuniram em Viseu, no âmbito da atividade de Empreendedorismo Jovem e Desenvolvimento Urbano Sustentável do Projeto CIDADES CENCYL+.
Neste encontro de Viseu participaram cerca de 100 alunos e mais de 30 professores e técnicos dos municípios de Aveiro (Portugal), Ciudad Rodrigo (Espanha), Guarda (Portugal), Salamanca (Espanha), Valladolid (Espanha) e Viseu (Portugal).
Durante dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de concluir e expor os vários projetos de desenvolvimento urbano e meio-ambiental sustentáveis, com aproveitamento empresarial, em que estiveram a trabalhar desde o início do Projeto CIDADES CENCYL+. No total foram apresentados 18 projetos.
Esta atividade de cooperação orientada para a valorização das cidades através do empreendedorismo jovem, visou essencialmente promover o conhecimento das Cidades CENCYL e do seu território junto dos estudantes do ensino profissional das cidades que integram a Rede, fomentar o espírito empreendedor, a cultura da investigação e o traçado de projetos empresariais no ensino profissional e estabelecer laços de união que possam gerar projetos de colaboração económica e laboral de futuro, foi desenvolvido em quatro fases.
A primeira fase iniciou-se, desde a aprovação do Projeto CIDADES CENCYL+, com a sua divulgação junto das escolas do ensino profissional dos vários municípios que integram a rede de cidades, de modo a integrar esta iniciativa nas atividades letivas das referidas escolas.
Numa segunda fase, os municípios da rede CENCYL coordenaram com as escolas profissionais locais a constituição dos grupos de trabalho com os alunos participantes, em representação de cada uma das cidades, tendo em vista a orientação dos trabalhos elaborados e apresentados posteriormente. Nesta fase, cada grupo devia propor uma ou várias áreas temáticas, no âmbito do desenvolvimento urbano e meio-ambiental sustentáveis.
A terceira fase desta atividade consistiu na realização de um primeiro Encontro de Trabalho entre os vários grupos escolares de Espanha e Portugal participantes e que teve lugar em Ciudad Rodrigo.
A quarta e última fase deste programa culminou com a exposição final dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e foi o verdadeiro corolário dos objetivos inicialmente propostos, ou seja, o fomento do espírito empreendedor, a partilha de experiências e a criação de laços de união entre os jovens europeus e das Cidades CENCYL.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies