“Renascer Carregal” planta 1 000 árvores em Fiais da Telha

Foram cerca de 1000 árvores, entre pinheiros mansos e carvalhos, que foram plantadas na manhã do dia 20 de março, em 9 hectares do Baldio de Fiais da Telha, no âmbito no projeto “Renascer Carregal”.

O arranque da ação foi dado às 10h da manhã pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, José Sousa Batista, que plantou a primeira árvore.

E, mais uma vez, foram diversas as entidades e organizações que se associaram à iniciativa, muitas delas presentes desde a primeira hora, tais como presidentes de juntas de freguesia do Concelho, Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal, Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, GNR de Carregal do Sal e de Santa Comba Dão, GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) e o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, que desta vez, se fez representar por 21 alunos – a turma do 12.º ano do Curso Profissional de Proteção Civil e alguns alunos das restantes turmas do 12.º ano.

Desta vez, a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais Agrícolas e do Ambiente através do Projeto Terra de Esperança, também se associou à iniciativa com a participação de duas representantes que também distribuíram t-shirts e bonés e disponibilizaram luvas.

Após a plantação, os Bombeiros de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal encarregaram-se de regar as árvores e contaram com a colaboração dos alunos que, a balde, ajudaram na tarefa.

E, no fim, o merecido almoço para repor energias, confecionado e servido nas instalações do Clube de Caçadores e Pescadores do Concelho de Carregal do Sal.

De salientar que a ação deste dia foi organizada pela Junta de Freguesia de Oliveira do Conde e a Câmara Municipal e complementa o projeto de reflorestação da área do Baldio de Fiais da Telha que prevê a reflorestação dos cerca de 90 hectares daquela zona com cerca de 11400 árvores.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies