PSD Nelas propôs voto de louvor às Escolas de Nelas e Canas de Senhorim pelos resultados na disciplina de Matemática

Proposta apresentada na Reunião de Câmara de 27 de fevereiro, aprovada por unanimidade.

Podemos valorizar ou não os rankings escolares, ou outro qualquer tipo de rankings. Ou só lhes prestarmos atenção acrescida quando nos dá jeito. O mesmo se aplica a tantos outros assuntos que fazem parte da nossa vida.

Pese embora não pense que os rankings per si sejam definidores de uma qualquer hierarquização escolar, não deixam de ser um instrumento de avaliação. No caso, objetivo e claro, porque se cingem aos resultados obtidos nos exames nacionais.

Este louvor, agradecimento e reconhecimento, em particular, porque visa o desempenho nos exames nacionais daquela que é convencionada como a disciplina mais complexa para os estudantes portugueses, a Matemática. As duas melhores escolas públicas do país são do mesmo concelho: o Nosso concelho de Nelas. As escolas secundárias de Canas de Senhorim e de Nelas figuram nos diferentes rankings como as duas mais bem posicionadas no que ao ensino público concerne, variando a posição consoante a entidade que elaborou o ranking, mas mantendo sempre o estatuto das duas melhores escolas secundárias públicas do país.

Também é verdade que os resultados dependem de muitos fatores, como por exemplo um número mais reduzido de alunos poder permitir um outro tipo de trabalho, mais próximo, com melhor orientação por parte dos professores. Mas também porque pela mesma razão pode haver a fortuna de se apanhar um daqueles grupos de excelência que por vezes encontramos nas diversas facetas da vida: escolar, académica, política, desportiva, cívica, etc. Para não falar no apoio, esforço e disponibilidade dos pais em ajudar a complementar o trabalho desenvolvido em contexto escolar.

Mas independentemente destes pressupostos conjunturais, não podemos deixar de relevar o trabalho árduo, dedicado e de enorme qualidade levado a efeito pelos alunos, que pelos seus méritos e labor de excelência alcançaram resultados brilhantes à escala nacional. Eles, os alunos, deverão ser o centro do nosso reconhecimento e exaltação. Confirmaram cabalmente que mesmo estudando num concelho de baixa densidade territorial, e sem qualquer sentimento de autocomiseração, conseguiram alcançar o topo do país. Parabéns aos nossos jovens munícipes por esta assunção de excelência que a todos nos regozija e enche o peito.

Relevar de igual modo o trabalho desenvolvido pelos professores para os resultados alcançados, marcado pela excelência pedagógica, competência e dedicação. O nosso agradecimento e reconhecimento, extensivo aos pais, encarregados de educação e famílias no inexcedível apoio que concederam.

O nosso Concelho está de parabéns!

Joaquim Amaral – Vereador do PPD/PSD

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies