Grupo das Roncas D’Elvas animou o concelho de Nelas

No passado fim de semana (5 e 6 de janeiro), o Município de Nelas recebeu o Grupo das Roncas D’Elvas, grupo tradicional alentejano de cantares ao menino, para encerrar a quadra festiva com a celebração do Dia de Reis.

O Grupo das Roncas D’Elvas foi fraternalmente recebido, segundo a tradição beirã, na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, onde foram dadas as boas vindas e a apresentação do programa cultural do fim de semana. Aproveitou-se a oportunidade antes do almoço para uma pequena arruado no centro desta localidade.

Durante o almoço foi saboreada a cozinha tradicional da Beira Alta, num encontro de culturas gastronómicas e musicais, acabando em atuação espontânea das Roncas D’Elvas.

Para dar a conhecer algumas das potencialidades turísticas do concelho, foi feita uma apresentação no Hotel Urgeiriça e, ao longo da tarde, a animação aliada à surpresa foi direcionada para o comércio tradicional, proporcionando assim momentos de alegria, bem-estar e boa disposição.

Ao cair da noite, o Grupo das Roncas D’Elvas deslocou-se a Carvalhal Redondo para complementar o Concerto de Ano Novo da Sociedade Musical de Santo António, criando um ambiente musical intercultural.

No domingo, em jeito de conclusão, houve participação na eucaristia dominical, na Igreja Matriz de Canas de Senhorim, com os “Cantares ao Menino”, cantares dolentes e sentidos, vozes fortes e bem timbradas que ecoavam nas noites gélidas de janeiro das ruas das aldeias do Alto Alentejo celebrando a festa dos Reis.

Houve ainda espaço para conhecerem a realidade do Enoturismo do concelho, com passagem por dois produtores de vinho de referência, proporcionando assim ao grupo conhecer uma outra realidade turística, potenciando desta forma o nome da região do Dão.

Este intercâmbio salutar entre duas regiões e dois Municípios vai permitir novos encontros e novas oportunidades culturais num futuro próximo, dando relevo ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do Património Cultural e Imaterial do concelho.

Esta atividade, com organização do Município de Nelas, teve o apoio da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies