Observador inclui Espumantes da Quinta de Cabriz e Lusovini na lista de escolhas para o Revellon

Pedimos a quatro pessoas do vinho, de críticos a organizadores de eventos, para escolher três espumantes cada, a tempo da madrugada festiva. Uma lista a guardar para este e outros anos.

Maria João de Almeida

Jornalista e crítica de vinhos, autora de vários livros no setor, incluindo Guia de Enoturismo em Portugal

1. Vértice Gouveio, Douro — 26 euros. “É um espumante muito fresco, com aromas a maçã verde e citrinos, notas minerais e fruto seco a complementar. Excelente acidez e muito gastronómico.”

2. Marquês de Marialva Extra-Bruto Cuvée, Adega de Cantanhede, Bairrada — cerca de 20 euros. “É um vinho muito elegante, notas citrinas e florais, nuances de pão torrado. Estruturado fresco e envolvente.”

3. Regateiro bruto, Lusovini, Bairrada — 10 euros. “Espumante de aroma citrino, notas minerais, volumoso, fresco, harmonioso e equilibrado”.

(Os espumantes sugeridos por Maria João de Almeida não têm ano de colheita, uma vez que “são todos topos de gama, são sempre de excelente qualidade e geralmente mantêm o estilo”.)

João Paulo Martins

Crítico e jornalista de vinhos, autor de vários livros no setor, incluindo o guia Vinhos de Portugal

1. Casa de Canhotos Bruto branco 2017, Monção-Melgaço — 12,90 euros. “Um espumante de Alvarinho da região Monção-Melgaço (uma zona a ter debaixo de olho quanto a espumantes), muito fresco, ótimo para marisco.”

2. Cabriz Bruto branco 2014, Dão — 7,20 euros. “Da região do Dão, menos conhecida como geradora de bons espumantes, temos um vinho muito equilibrado e muito polivalente quer para aperitivo quer para a mesa.”

3. São Domingos Baga Bruto branco 2012, Bairrada — 7,80 euros. “Um Bairrada de um produtor com pergaminhos neste tipo de vinho, um branco feito de uvas tintas, muito harmonioso, grande companheiro da mesa.”

André Ribeirinho

Fundador da plataforma de vinhos Adegga e responsável pelos eventos Adegga WineMarkets

1. Vértice Pinot Noir 2007, Douro — 49,90 euros. “Para entrar em 2019 com a classe de um dos melhores espumantes de Portugal e talvez do mundo.”

2. Quinta da Lapa Bruto Nature Reserva 2013, Tejo — 12 euros. “Para celebrar o final de ano com o bom gosto de um espumante com 32 meses de envelhecimento em garrafa.”

3. Murganheira Reserva Bruto, Távora-Varosa — 9,40 euros. “Para comprar algumas garrafas e convidar toda a gente para a festa.”

João Afonso

Jornalista e crítico de vinhos, autor de vários livros no setor, incluindo 101 Grandes Vinhos Por Menos de 10 euros

1. Vértice Pinot Noir 2008, Douro — 49,90 euros. “Escolho este espumante pela estrutura e enorme músculo de prova que o torna um exímio acompanhante de refeições mais puxadas e requintadas.”

2. Quinta das Bageiras Super Reserva 2013, Bairrada — cerca de 9 euros. “Um Bruto Natural de uma finesse e elegância de recorte diferente e mais apurado do que o habitual nesta bem conhecida marca Bairradina.”

3. Murganheira Velha Reserva 2002, Távora-Varosa — cerca de 12,50 euros. “Porque não sendo um dos espumantes mais caros das Caves Murganheira é sem dúvida um dos que apresenta maior caráter ‘champanhês’.”

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies