Prémio Literário Albertino dos Santos Matias: Catarina Almeida foi a grande vencedora

Aconteceu no passado domingo, 16 de dezembro, a apresentação do livro que reúne os quatro melhores contos do Prémio Literário Albertino dos Santos Matias: melhor conto 2018. Foi o culminar da 1ª edição deste Prémio, apresentada a 5 de março de 2018, data de aniversário de nascimento de Albertino dos Santos Matias.

A tarde começou com a receção de boas vindas por parte de Rui Fonte – coordenador da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, no âmbito da qual de realizou o concurso – que de seguida apresentou a mesa, onde estavam os autores e Carla Marques, representante dos jurados que avaliaram os contos. Depois de uma breve introdução e apresentação de todos os membros do júri, subiu ao palco Fernando Pinto dos Santos, um dos jurados, que traçou uma breve nota biográfica de Albertino dos Santos Matias, seu pai. De seguida, tomaram a palavra os autores dos contos presentes no livro: Catarina Almeida, vencedora do 1º prémio (uma viagem a Londres); José Filipe Melo (menção honrosa), Humberto Fonte e Catarina Fonseca. Todos falaram um pouco das suas motivações para a escrita, no geral, e do conto que escreveram em particular. No público estava Nuno Camarneiro, também membro do júri, que discursou sobre a capacidade criativa no universo da escrita. Antes da participação do público, que teve ali a oportunidade de partilhar algumas questões e curiosidades sobre os autores e os contos editados, Carlos Torres, Presidente da Administração da Fundação Lapa do Lobo, falou sobre a missão cultural da FLL no apoio à criação artística, neste caso, literária, deixando a certeza de que haverá uma 2ª edição do Prémio Literário Albertino dos Santos Matias.
A tarde terminou com o sempre convidativo Dão de Honra, ao mesmo tempo que os autores confraternizavam com os presentes, distribuindo autógrafos pelos interessados.
O livro da 1ª edição do Prémio Literário Albertino dos Santos Matias: melhor conto 2018 reúne os 4 melhores contos e está disponível no edifício sede da Fundação Lapa do Lobo.

Texto e Fotos : FLL

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies