Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado em Mangualde

Foi na passada sexta-feira, dia 7 de dezembro, que a Escola Secundária Felismina Alcântara recebeu o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, numa iniciativa que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O momento, organizado pela Câmara Municipal de Mangualde e o Agrupamentos de Escolas de Mangualde, contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho. 

O evento contou com uma demonstração de várias modalidades desportivas (Karaté, Boccia) no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara e com uma sessão dirigida a estudantes do 9.º ano de escolaridade e do secundário e dinamizada pelo o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, onde o principal enfoque foi:

  • É possível conhecermo-nos melhor.
  • É possível pensar melhor (com menos limitações e bloqueios).
  • É possível entender melhor os outros e lidar melhor com os conflitos, não fugindo deles.
  • É possível adquirir novas capacidades e ferramentas.
  • É possível tornarmo-nos mais criativos.
  • É possível sermos mais proactivos.
  • É possível melhorar a performance.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2018 o tema é “Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade”.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies