Museu do Azeite (Bobadela) abre portas

O Museu do Azeite, , abre portas ao público este domingo em Bobadela (Oliveira do Hospital), e promete ser um dos grandes atrativos turísticos do concelho e da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A estrutura museulógica partiu  da ideia do olivicultor e coleccionador António Dias, hoje proprietário da Sociedade de Azeite e Destilaria Dias, Ld.ª.

“Os diferentes espaços deste Museu recriam contextos históricos que dão destaque às máquinas e processos criados ao longo dos séculos pelo Homem para a extracção de azeite, um óleo vegetal precioso, até sagrado, que nas suas múltiplas dimensões – alimentação, iluminação, medicina, higiene – se tornou num dos produtos agrícolas mais importantes do País, com um papel definitivo na economia de cada período histórico”, refere o promotor. 

O espaço pretende, assim, conjugar a valorização histórica e patrimonial com a fruição turística, criando um espaço de salvaguarda do património cultural, industrial e imaterial, bem como de divulgação das tecnologias de produção de azeite. É sua missão a preservação de saberes e de peças seculares específicos da nossa identidade.

+ info em www.museudoazeite.com

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies