Arroz de Sames na Taberna do Chef (Nelas) …

cof

O concelho de Nelas é um verdadeiro pólo gastronómico, que muito tem para oferecer, em restaurantes de referência. Uma tradição que vem de há décadas, mas que (e com a previsível reabertura dos “Antónios”), atinge neste momento o seu apogeu.

A Taberna do Chef é um dos locais que merece uma visita, com as ideias arrojadas e criativas do Chef Leandro. Um das novidades é Arroz de Sames com grelos desta época (sob encomenda). É possível ter excelentes opções de pratos de peixe na oferta gastronómica do concelho.

Os sames são a bexiga natatória do peixe que dá origem ao bacalhau (maioritariamente da família Gadus). Era uma iguaria raríssima para os pescadores, quase improvável. Os sames eram extraídos da parte da espinha rejeitada na escala do peixe, limpos e salgados. Era um dos trabalhos dos “cães de bordo”, os moços de convés – tal como as caras, as línguas e os lombos. No caso da Taberna do Chef são fornecidos pela Lugrade, empresa “premium” de Coimbra, que transforma os peixes em bacalhau de superior qualidade.

cof

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies