Moutain Sky View: observação noturna de estrelas em São Gião (Oliveira do Hospital)

O Município de Oliveira do Hospital em parceria com as Aldeias de Montanha e a Junta de Freguesia de São Gião promovem no próximo sábado, 1 de dezembro, uma oficina de observação astronómica intitulada “Moutain Sky View”, inserida no Plano de Animação para a Serra da Estrela no âmbito do PROVERE iNature e do qual a Rede das Aldeias de Montanha é beneficiária.

A iniciativa “Moutain Sky View” decorrerá na aldeia de S. Gião, a partir das 15H30, iniciando com o percurso interpretativo de montanha “O Caminho das Estrelas” a que se seguirá uma oficina de observação das estrelas, com a parceria da associação OFIUCO, esta já na parte alta de S. Gião que é considerada ideal para a observação do céu.

Esta é mais uma iniciativa da Rede das Aldeias de Montanha, que reúne 41 aldeias de nove municípios da região centro, e tem como objetivo assumir São Gião como uma localidade com condições ímpares para a observação das estrelas colocando-a assim na rota dos apaixonados pela observação astronómica.

A conjugação de um percurso interpretativo ao final da tarde e a oficina de observação ao cair da noite assume-se como uma experiência única para os participantes que podem inscrever-se através do email adi.iniciativas@gmail.com.

O convite dos promotores é para que os cidadãos possam “vir e descontrair em contacto com a natureza e experienciar a observação das estrelas num território reconhecido com elevada aptidão para a observação astronómica”.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies