Viseu aposta na fixação de mais 200 quadros na área tecnológica

Iniciativa junta Município à Bizdirect, Critical Software e Softinsa/IBM na fixação e requalificação de novos quadros especializados nos domínios tecnológicos 

O Executivo Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, esta quinta-feira, 15 de novembro, a participação do Município e arranque da iniciativa Viseu Tech Coopete, que tem como objetivo a fixação e requalificação de novos quadros especializados nos domínios tecnológicos no concelho de Viseu.

O Município junta-se às Bizdirect, Critical Software e Softinsa/IBM, empresas que esperam crescer e recrutar 200 novos colaboradores até 2020.

“Da mesma forma que no âmbito do Viseu Investe apoiámos a instalação destas empresas em Viseu, contribuímos agora para o seu crescimento, atração de novos quadros e criação de novas oportunidades para os jovens de Viseu e da região”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

No memorando de entendimento a assinar entre as partes, o Município assume incentivos à fixação e requalificação dos quadros, com a atribuição de bolsas nos domínios da requalificação tecnológica, em programas de formação, e apoio à instalação.

Além disto, a autarquia criará a figura de um provedor de acolhimento, que assegurará a interlocução e apoio à instalação em Viseu dos novos quadros e respetivas famílias, no âmbito desta iniciativa. A identificação de imóveis para habitação ou de escolas para inscrição dos filhos são alguns dos domínios em que o provedor prestará apoio.

Complementarmente, e em parceria com as entidades signatárias do memorando, será desenvolvida uma agenda de fomento da atratividade da região e sensibilização de jovens para as novas oportunidades em Viseu nos domínios tecnológicos.

“A melhor cidade para viver tem que continuar a apostar na criação de novas oportunidades. Nos últimos dois anos e meio fixámos cerca de 250 engenheiros no concelho e não queremos ficar por aqui”, garante Almeida Henriques.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies