Mangualde : Feira dos Santos atraiu milhares

O fim de semana (entre 2 e 4 de novembro) foi de festejos em Mangualde: a Feira dos Santos, o certame mais antigo da cidade, com mais de 300 anos existência, atraiu milhares de pessoas às ruas do centro da cidade. A gastronomia, vinhos, artesanato, agropecuária, máquinas e alfaias agrícolas, camiões, entre outros, foram apreciados por todos. 

«O certame centenário é uma marca do concelho de Mangualde, da região e do país». Uma afirmação do presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, aquando da abertura do evento, onde também esteve presente a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, e o Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado. 

O evento foi recuperado há oito anos em prol da cultura do concelho: «A Super Feira dos Santos é um dos mais importantes patrimónios de Mangualde, ao serviço dos mangualdenses», garante João Azevedo. Com mais de 400 expositores, mais 100 do que em relação ao ano passado, a feira assume-se como uma marca regional e nacional já com interesse a nível internacional. «Um cocktail de emoções, de cheiros e de bem-estar, que já é visitada pelos filhos da terra que um dia vieram com os pais e os avós», atenta o autarca considerando-a uma marca com história que vai ter «um grande sucesso no futuro».

                                                           O MELHOR DE MANGUALDE NUMA FEIRA SECULAR

Acontece há mais de 300 anos e desde sempre se afirmou como uma festa para toda a família. Durante três dias, Mangualde esteve ao rubro, com atrações para os mais diversos públicos, como a Wine Party, a V ExpoVinhos Mangualde, a Manguald´Arte, a AgroMangualde, a Mangualde Motor, a Mangualde Indústria, a Mangualde Transporte – ANTRAM, palestras, workshops, showcookings e oficinas, não faltando nunca animação musical. «Somos terra de gente empreendedora, de produtos de qualidade e que muito respeitamos as nossas tradições», atenta o autarca mangualdense.

Feira dos Santos à Mesa

Os vários restaurantes aderentes proporcionaram deliciosos momentos: enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e vinho do Dão, foram alguns dos produtos à mesa do certame.

Ao longo destes anos, a Feira tem promovido as potencialidades do concelho e da região, assentes nas fileiras do vinho – cujos produtores garantem quantidade e reforçam a qualidade na Região Demarcada do Dão; nos frutos vermelhos – onde cerca de 80 produtores mostram que se trata de uma aposta ganha nestes territórios; no mel – onde se destaca a existência de uma cooperativa com grande importância na sua produção; no queijo; e na fileira do leite.

Mas também o turismo tem crescido exponencialmente com a Feira dos Santos. De acordo com Pedro Machado, «esta Feira é a imagem de uma modernidade que soube respeitar a tradição. O nosso país vendeu-se durante muito tempo como um destino de sol e mar, mas hoje este paradigma mudou e o país também se promove pela

autenticidade dos seus produtos e pela diferenciação dos seus territórios», sublinhou o presidente da Turismo Centro de Portugal.

«Investir nestes territórios é promover a sua capacidade de bem receber. Seja ao nível dos turistas, seja dos empresários, seja de novos moradores», considerou Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), para quem o futuro passa pelo trabalho em rede em projetos regionais vocacionados para as fileiras mais importantes existentes nestes territórios, como o queijo.

Também a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa reconheceu que com a Feira dos Santos se «homenageia o passado, a tradição, mas também o presente», através dos empresários que investem no concelho, das entidades públicas e privadas e do poder local democrático. Nestes dias, todas as freguesias do concelho, bem como o tecido empresarial, os produtos regionais e as instituições parceiras (Turismo do Centro de Portugal, CIM Viseu Dão Lafões, Associação Empresarial de Mangualde e Conselho Empresarial da Região de Viseu) estiveram em destaque na Feira dos Santos 2018, transmitida em direto no domingo, através do programa televisivo “Somos Portugal” da TVI.

 

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies