CEARTE forma concorrentes russos ao Campeonato Mundial das Profissões

Esta é já a quarta vez que a Rússia confia no CEARTE a preparação dos seus formandos para aqueles que são os “jogos olímpicos das profissões”, e o país tem mesmo interesse em estabelecer um protocolo de intercâmbio e equivalências com o CEARTE.

A convite do Ministério da Educação da Rússia, Paulo Pereira, formador do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) na área de Serviço de Restaurante-Bar, encontra-se em Cazã, cidade russa anfitriã do Campeonato Mundial das Profissões 2019, para orientar um treino intensivo dirigido aos jovens concorrentes russos que irão representar o seu país.

A formação tem como objetivo aperfeiçoar competências técnicas (execução de mise-en-place, despinhar peixe, trinchar peças de carne, serviço de vinhos, arte de barista, cocktails alcoólicos e não alcoólicos, serviço de queijos, entre outros) e está a decorrer em várias unidades hoteleiras daquela cidade com a presença de outros peritos russos e estudantes de hotelaria.

Esta parceria entre o CEARTE e o Ministério da Educação da Rússia surge na sequência das sinergias estabelecidas em anteriores campeonatos de profissões e dos excelentes resultados obtidos (medalha de ouro no Campeonatos Mundial realizado no Brasil em 2015 e medalha de ouro no Campeonato da Europa realizado em setembro deste ano, em Budapeste).

Com efeito, esta é já a quarta vez que a Rússia confia no CEARTE a preparação dos seus formandos para aqueles que são os “jogos olímpicos das profissões”, e o país tem mesmo interesse em estabelecer um protocolo de intercâmbio e equivalências com o CEARTE.

Luís Rocha, Diretor do CEARTE, considera que este convite atesta a “elevada qualidade da formação ministrada pelo nosso Centro, particularmente nesta área da hotelaria e restauração” e congratula-se pela “valiosa experiência que o formador Paulo Pereira está a absorver e que contribuirá em muito para o desenvolvimento da atividade formativa no futuro no CEARTE e em Portugal”.

Recorde-se que Paulo Pereira é jurado dos campeonatos “Skills” desde há seis anos (ao todo, soma já três participações em campeonatos mundiais e três em campeonatos europeus), tendo formado dois alunos do CEARTE que se sagraram campeões nacionais no Campeonato Nacional das Profissões na especialidade de Serviço de Restaurante-Bar, e que representaram Portugal nos Campeonatos do Mundo de 2013 na Alemanha, e de 2015 no Brasil.

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies