Exposição de bordados “Alentar – Contemplação” inaugurada na Casa da Ribeira em Viseu

No próximo dia 3 de novembro inaugura a exposição “Alentar – Contemplação” na Casa da Ribeira em Viseu. É naquele espaço de cultura e saberes tradicionais que Ana Seia de Matos apresentará a sua obra de bordado contemporâneo constituída por peças de grande e micro formato. Ao mesmo tempo, será apresentado o livro homónimo, num trabalho que pretende reflectir sobre esses locais que nos convidam a uma paragem para observar, os museus.

A artista plástica tem vindo a explorar o bordado como expressão artística desde 2016, quando inaugurou a sua primeira exposição de bordados, “Da Velhice”, na Quinta da Cruz em Viseu.
As texturas dos tecidos e volumes das linhas conferem uma tridimensionalidade ao desenho que muito interessam a autora, que assim continua a experimentar com vários materiais e em diferentes suportes.
Um pouco mais tarde e por associar o próprio acto de bordar a um demorar-se numa tarefa, a tornar mais lento, cria o projecto “Alentar” em 2017, em que se propõe a criar várias séries de desenhos bordados, tendo o primeiro, “Família”, sido apresentado nesse mesmo ano.
Já em 2018 apresenta a série “Perda” e em maio constrói a instalação “Mãos que nos tecem”, instalada na aldeia de Calde e inserida no Festival de Street Art Tons de Primavera 2018 a convite do Município de Viseu, sempre usando a técnica de bordado.

Na série “Alentar – Contemplação”, com o apoio do programa municipal “Viseu Cultura – Criar”, produziu obras de dimensões consideravelmente maiores do que habitual, criou uma linha de mini-bordados e o livro da exposição, sendo estes últimos suportes uma oportunidade de levar um pouco da envolvência das peças para casa.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies