Carregal do Sal.BE mostra preocupação com creche do Centro Social Professora Elisa Barros

A Creche do Centro Social Professora Elisa Barros, situada na vila de Cabanas de Viriato no concelho de Carregal do Sal, foi construída no âmbito do “Programa PARES II” para ter uma capacidade de 66 crianças tendo iniciado o seu funcionamento a 28 de Outubro de 2016 com um acordo de cooperação com a Segurança Social para 24 crianças.

No ano lectivo seguinte, no dia 6 de Novembro de 2017, o Centro Social solicitou o alargamento para 38 crianças. Em resposta a este oficio, o Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, referiu que as propostas de alargamento do acordo de cooperação, deviam ser feitas no arranque de cada ano lectivo e que competia aos serviços centrais a sua autorização.

No dia 31 de Julho de 2018, o Centro Social solicitou novamente o alargamento do acordo, já que frequentaram a creche no ano lectivo de 2017/2018, 58 crianças, das quais só 24 estiveram abrangidas pelo acordo, alertando os serviços da Segurança Social, para a sustentabilidade financeira da creche se esta situação não fosse alterada.
Em resposta com data de 24 de Agosto de 2018, o Centro Distrital de Viseu aceitou o pedido de alargamento do acordo, tendo-o remetido aos serviços centrais da Segurança Social e logo que este seja deferido darão conta do enquadramento subsequente a realizar.
Neste momento, o Centro Social, ainda aguarda pelo deferimento do pedido de alargamento do acordo de cooperação com um total de 47 crianças e 7 pré-inscrições de entrada até Dezembro de 2018, o acordo de cooperação ainda só abrange 24 crianças, ao mesmo tempo que passa pelos constrangimentos financeiros que resultam da manutenção de um bom serviço para as crianças.

O Bloco de Esquerda de Carregal do Sal mostra preocupação e questionará as autoridades competentes sobre esta situação, já que a gravidade do cenário pode colocar em causa o bom funcionamento desta instituição que recebe 54 crianças, sendo que actualmente só 24 têm acordo de cooperação mesmo que a Administração do Centro Social ter seguido as indicações dos Serviços da Segurança Social.
Quando se fala tanto de natalidade, da necessidade que Portugal tem de crianças, quando se fala tanto dos problemas da pobreza infantil ou dos problemas da conciliação da vida profissional e familiar e até das questões do desenvolvimento das crianças, sabemos que a melhor resposta que o nosso país precisa de ter são creches a dar uma boa resposta as necessidades da população.

Nota de Imprensa do Bloco de Esquerda de Carregal do Sal

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies