Requalificação do Pavilhão Municipal de Mangualde inaugurada

Decorreu ontem à noite, 19 de outubro, a cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Pavilhão Municipal de Mangualde. A sessão contou com a participação de vários clubes e associações desportivas do concelho e nela foi prestada uma homenagem a vários atletas e treinadores de Mangualde. Também a maratonista Rosa Mota esteve presente.

Para João Azevedo, Presidente do Município Mangualde, “acabamos de inaugurar as obras de requalificação da casa do Desporto no concelho de Mangualde, uma casa dotada de condições de excelência para a prática desportiva”. O autarca salienta que este é um espaço procurado por milhares de atletas do concelho, desde a comunidade escolar até aos clubes e associações desportivas, estando “extremamente satisfeito porque sei que estas infraestruturas conseguem responder à procura destes atletas”.

O autarca não tem dúvidas: “nos últimos anos, conseguimos criar e requalificar várias infraestruturas nesta zona do concelho. É de segurança, reabilitação urbana e nobres infraestruturas desportivas que estamos a falar”. Além deste Pavilhão Municipal agora requalificado, o autarca salientou “a requalificação da zona que o envolve, a colocação de piso sintético no Campo Conde Anadia, a construção do Centro Escolar de Mangualde e a construção do novo Quartel da Guarda Nacional Republicana. Requalificamos permanentemente os espaços da cidade, de forma a modernizá-la e adaptá-la às necessidades da população.”

João Azevedo agradece ainda a toda a comunidade escolar, a todos os clubes e associações desportivas e a todos os envolvidos neste projeto que fica preparado para as próximas décadas.

ATLETAS E TREINADORES EM DESTAQUE NESTA NOITE DE FESTA DEDICADA AO DESPORTO

Nesta cerimónia de inauguração da nova “casa do Desporto” foram vários os momentos desportivos que ficarão certamente na memória dos presentes. Para João Azevedo, “não poderíamos ter melhor inauguração do que com a presença da grande campeã olímpica, que tão bem representou o nosso país em grandes e marcantes momentos desportivos”, referindo-se a Rosa Mota. Para além da presença da campeã olímpica, outro dos momentos da noite foi a homenagem a vários atletas e treinadores do concelho.

 Nesse sentido, da Casa do Povo de Mangualde, foram homenageados:

  • Miguel Monteiro – Campeão Nacional de Lançamento do Peso Categoria S40
  • Cristiano Pereira – Campeão Nacional 1500mts Classe T20
  • João Amaral (treinador)

Do Centro Bujutsu de Mangualde, foram distinguidos:

  • Joana Venâncio – Campeã Nacional em Kumité no escalão Júnior da Liga Portuguesa de Karaté Shotokan
  • João Azevedo – Campeão Nacional de Parakaraté no primeiro Campeonato Nacional de Parakaraté organizado pela Federação
  • Pedro Veloso (treinador)

No Desporto Escolar, destacaram-se:

  • João Cunha – Bicampeão Nacional na disciplina artística
  • Joana Cunha – Vice-campeã em Acrobática
  • Rodrigo Sousa – Medalha de bronze nos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar
  • Paula Cunha (professora)

Foram também várias as associações que quiseram juntar-se a este momento de festa através de um desfile: Associação Mangualde Azurara, Azuribike Mangualde Team, Casa do Povo de Mangualde, Centro de Formação de Santo André, Centro Bujutsu de Mangualde, Dá Gás, Estrela do Mondego Futebol Clube, Gigantes Sport Mangualde, Grupo Desportivo de Mangualde, Moimenta do Dão Futebol Clube, Os Ciências – Associação Cultural e Desportiva e Pedreles Beira Dão Clube

Nesta celebração foi ainda possível assistir a várias demonstrações de diferentes modalidades por parte do Grupo de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar Federado e também a várias atuações musicais da Orquestra Juvenil Mais Música do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

UM PAVILHÃO MAIS MODERNO E INCLUSIVO

Recorde-se que esta obra de requalificação do Pavilhão Municipal, iniciada em 2017, representa um investimento de 325.700,00€ com comparticipação de fundos comunitários. A intervenção neste edifício, que conta com cerca de 25 anos de existência, contemplou melhorias significativas ao nível da eficiência térmica e do conforto, foi substituída a cobertura e toda a envolvente transparente por novos elementos e soluções construtivas, de tecnologia mais recente e eficaz. Aumentou-se a eficiência energética pelo investimento em nova instalação elétrica, adoção de iluminação com lâmpadas de tecnologia LED e instalação de coletores solares para aquecimento de águas sanitárias, complementados com caldeira a gás como sistema secundário de suporte.

Ao nível funcional, reabilitou-se o pavimento desportivo do ginásio e do campo principal e, neste, foram atualizadas as marcações para a prática de diversas modalidades. Foram ainda implementadas instalações sanitárias, na zona exclusiva para os atletas, destinadas aos que possuem mobilidade condicionada. As condições para o público também foram melhoradas e atualizadas pela aplicação de novos assentos nas bancadas, criação de corredores de circulação e construção de instalações sanitárias para pessoas de mobilidade condicionada.

Todo o edifício foi alvo de pintura interior e exterior, destacando-se a substituição do revestimento exterior por um acabamento de alto desempenho e mais duradouro, além da substituição do sistema de iluminação de zonas destinadas à circulação e permanência do público.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies