Autarquia de Nelas revela arranque de grande reservatório de água

O lançamento do concurso da empreitada do Grande Reservatório de Água de Nelas foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara do passado dia 10 de outubro e irá avançar durante a próxima semana. Este reservatório vai ser construído no terreno adquirido junto ao Complexo Desportivo Municipal José Lopes Correia, num investimento previsto de 1,5 milhões de euros e prazo de execução de 12 meses, depois de visto do Tribunal de Contas, obra esta cofinanciada pelo PO SEUR – Portugal 2020.

O novo reservatório será dotado de um sistema de telegestão e controlo de todos os reservatórios de água no concelho (com origem nos reservatórios de água de Nelas, Algeraz e Vilar Seco/ Santar) prevendo a construção de 6km de novas condutas, substituindo condutas de fibrocimento.

Este investimento, juntamente com a empreitada de execução de cadastro de água  e saneamento (no valor de 220 mil euros) que está também em curso e que permite identificar digitalmente toda a rede existente, constituirá quer a modernização do sistema de distribuição, quer a constituição de uma reserva de água de mais de 5,2 mil m3 (o novo reservatório e os reservatórios já existentes) que dão autonomia de abastecimento para todo o concelho de cerca de 36 horas, ao contrário das escassas 3 horas de autonomia atualmente existentes.

O novo sistema de abastecimento de águas substituirá aquele que na década de 40 do século passado, com poucas alterações na distribuição de água em alta, foi criado no concelho de Nelas.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies