Moinhos do Pisão recebeu grupo de investigadores em retiro académico

Os Moinhos do Pisão (empresa de Turismo Rural dirigida por Fernando Carrilha e Edite Rodrigues) acolheram, nos passados dias 28, 29 e 30 de setembro, um grupo de investigadores do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e da CIDH (Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização da Universidade Aberta), que escolheram a região do Dão para a sua Formação Anual de 2018.

Este encontro formativo especial tem sido realizado todos os anos em diferentes regiões do país. Os investigadores participantes, a maioria ainda jovens, oriundos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, reservam três dias nesta altura do ano para saírem da sua Universidade e, em espaços não académicos, aprofundarem temas relacionados com a realidade cultural, económica e social da região onde esta ação de formação é realizada.

O curso este ano teve como tema a “História, Cultura, a Ciência, a Tecnologia e a Simbólica do Vinho” e foi ministrado pelos Inspetores da ASAE Filipa Vasconcelos e João Brasão, especialistas em produção e gestão vinícola. A formação englobou palestras, visitas de estudo a quintas vinícolas e provas de vinhos, nomeadamente na Quinta de Santar e na Quinta do Sobral. No sábado à noite, este encontro culminou com um jantar e um sarau musical nas instalações da Quinta do Sobral, com a participação de Cristina Simões e Ângelo Loureiro, proprietários da Quinta.

Os investigadores aproveitaram para conhecer as potencialidades da região do Dão e propor algumas iniciativas de carácter cultural, científico e promocional, em ordem a valorizar os seus produtos vinícolas de grande qualidade, que merecem ser melhor divulgados, desde logo junto das outras regiões do nosso país, bem como no circuito internacional.

A avaliação final feita pelos participantes nesta formação foi muito positiva, tendo os investigadores destacado a excelente hospitalidade, a qualidade da gastronomia e a simpatia dos anfitriões dos diversos lugares por que passaram durante estes três dias de estudo aprofundado, mas também de boa disposição.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies