Peace Run 2018 passou por Mangualde

A Peace Run 2018, a maior corrida de estafeta do continente europeu, chegou esta terça-feira ao concelho de Mangualde! A Tocha da Paz foi recebida pelo Presidente do Município de Mangualde, João Azevedo, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Agnelo Figueiredo, e por 450 alunos do 1.º ciclo do concelho, na Escola Secundária Ana de Castro Osório (ESACO).

Cerca de 40 alunos e professores do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Mangualde acompanharam os atletas durante aproximadamente 10km, entre o cruzamento da localidade de Cunha Alta e a Escola Secundária Ana de Castro Osório, onde os demais alunos os aguardavam. A equipa da Peace Run entregou a esta escola um diploma e um quadro alusivo à Paz. Por sua vez, os alunos presentes apresentaram alguns dos seus trabalhos (desenhos/poesia/prosa).

Esta iniciativa de sucesso contou com o empenho dos docentes, assistentes operacionais e assistentes técnicos da ESACO.

A Peace Run em Portugal

Nesta corrida participam pessoas anónimas, atletas e outras personalidades, num total de 24 mil km, pertencentes a 49 países. O objetivo desta corrida, desde a sua origem (1987), é promover a amizade e a compreensão internacional, unindo pessoas de diversas culturas e estilos de vida através de um evento global.

A Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run está a percorrer os cinco continentes, tendo começado este ano a sua rota europeia na cidade de Sófia, na Bulgária, a 27 de fevereiro. Terminará, pela primeira vez, em Portugal, a 8 de outubro, na cidade de Lisboa.

Ao todo, serão aproximadamente 500 os quilómetros percorridos em território nacional, prevendo-se que estejam envolvidas milhares de crianças e dezenas de escolas.

A saber… A Peace Run é um evento humanitário de cariz mundial (ultramaratona que procura promover a amizade e a compreensão internacionais envolvendo as escolas e as comunidades locais). É uma corrida global de estafeta, onde as pessoas promovem a paz, a amizade e a harmonia pela passagem de uma tocha flamejante de mão em mão. Equipas internacionais de corredores cruzam fronteiras de todo o tipo unindo assim escolas, comunidades, organizações e pessoas de todos os percursos da vida.

Recorde-se que, no Dia Internacional da Paz das Nações Unidas, 21 de setembro, mais de cinco mil desenhos sobre a paz, efetuados por crianças e jovens de 33 países, foram exibidos no Coliseu de Roma, em Itália. Destes cinco mil desenhos, aproximadamente mil foram enviados por Escolas Portuguesas de norte a sul do país. São “obras de arte” que ficaram expostas durante nove dias e que foram obtidas em escolas visitadas pelos corredores da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run.

Peace Run em Portugal

1 de outubro: Vilar Formoso | Guarda

2 de outubro: Guarda | Mangualde | Tondela

3 de outubro: Tondela | Anadia | Coimbra | Condeixa-a-Nova

4 de outubro: Condeixa-a-Nova | Soure | Leiria

5 de outubro: Leiria | Nazaré | Óbidos

6 de outubro: Bombarral | Sintra | Lisboa

Dias 7 e 8 de outubro: Lisboa

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies