Currelos (Carregal do Sal) : Associação “Lar Amigo” transforma-se em IPSS

A feliz e ansiada notícia chegou-nos no passado dia 20 de setembro/2018 em carta da Direção-Geral da Segurança Social. Fundada em 20 de novembro de 2015 por escritura notarial, com os primeiros órgãos sociais eleitos para o quadriénio 2016-2019, em 7 de dezembro do mesmo ano, a ALA (Associação Lar Amigo) começou desde logo a desenvolver a ação que a levaria a ser reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, logo pessoa coletiva de utilidade pública.

O símbolo que passará a exibir, e fará parte da sua bandeira azul e branca, é a Senhora das Candeias, Senhora da Luz, padroeira da Paróquia de Currelos, e a faixa azul com a expressão latina “COR UNUM”, traduzem claramente o que se pretende da ALA. Pretende-se que seja uma organização inteiramente devotada a quem dela precisar. Os artigos 3º e 4º dos seus Estatutos falam dos seus fins e da obra a implementar para que a sua concretização seja uma realidade. O apoio às pessoas idosas e às pessoas com deficiência e incapacidade, bem como o apoio à infância e Juventude e proteção social dos cidadãos na eventualidade de doença, velhice e invalidez, são, entre outros, objetivos muito nobres que importa honrar numa perspetiva de respeito absoluto pela pessoa de cada utente. Nesse sentido, entre outras valências previstas, a prioridade vai para a construção de um Lar para idosos, um Lar que seja acolhedor, familiar, atento e preparado para minorar tantas formas de sofrimento físico e psicológico.
Um Lar no século XXI tem que respirar humanidade e por isso, há uma variável que nunca poderá ser descurada: a prestação de cuidados irrepreensíveis, com pessoas preparadas e vocacionadas para tal. É este o sonho dos fundadores da ALA, um Lar Amigo, próximo, que entenda e minimize as fragilidades dos nossos idosos, sendo a maior, muitas vezes a solidão.
A nossa capacidade de resistência, o horror à desistência precisa, mais do que nunca, da nossa união e de muito apoio exterior, junto dos nossos conterrâneos residentes ou emigrados. Precisamos de uma onda de solidariedade para juntar dinheiro que nos conduza à concretização do sonho. Neste momento estão criadas as condições legais para avançar mas ainda há uma enormidade de coisas a fazer. Junte-se a esta causa. Ajude-nos a tornar a nossa terra mais bela e não há maior beleza do que cuidar convenientemente dos que precisam de nós, dos nossos pais, familiares, amigos e vizinhos. A sociedade precisa de cuidadores autênticos e precisa de espaços adequados à promoção deste trabalho que olha para o idoso, para o deficiente, para aquele que está fragilizado pela doença ou pelo desgosto de uma vida, como pessoa que uma sociedade civilizada jamais rejeitará. O espírito da ALA é este e é por isso mesmo que ela irá frutificar. Contamos com todos. Estamos com a nossa sede no CCC, em Casal da Torre – Currelos. Se quiser ajudar visite-nos. Obrigado.
O Conselho de Administração

ÓRGÃOS SOCIAIS DA ALA – QUADRIÉNIO 2016/2019
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Joana Carvalho Lopes
Vice-presidente – Fernando Marques
Secretário – Joana Silva Alves
DIRECÇÃO
Presidente – Joaquim Carlos Correia da Costa
Vice-presidente – Artur Mota da Fonseca
Tesoureiro – Sandra Maria Lima Mota
1.º Secretário – Agostinho Soares de Albergaria Santos
2.º Secretário – Joana Margarida Rodrigues Pereira Pinto
1.º Vogal – António Alberto Alexandre Paiva
2.º Vogal – José Raul Alves Veloso
CONSELHO FISCAL
Presidente – António Óscar de Almeida e Paiva
Secretário – Maria de Fátima Fernandes Gomes S. Castanheira
Relator – João Carlos de Figueiredo Alves

Nota de Imprensa da Associação Lar Amigo

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies