Viseu.Comissão Vitivinícola Regional do Dão recebe Medalha de Mérito Municipal

A Câmara Municipal de Viseu entregou hoje, 21 de setembro, Dia do Município, a Medalha Municipal de Mérito à Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) no âmbito dos 110 anos da Região Demarcada do Dão.

Arlindo Cunha, presidente da CVR Dão, subiu a palco no Viriato Teatro Municipal para receber a medalha. “É com muito gosto que recebo esta distinção, em nome dos órgãos sociais e dos quadros da CVR Dão. É, sobretudo, uma homenagem a todos os que no passado e no presente dedicaram e dedicam as suas vidas à produção e comércio dos Vinhos do Dão, criando valor e desenvolvendo a sua Região” afirmou o antigo ministro da Agricultura.

A entrega da medalha decorreu esta manhã na Sessão Solene do Dia do Município, que integra as comemorações do Dia do Município de Viseu, organizado pela Câmara Municipal da cidade.

De mencionar que a Região Demarcada dos Vinhos do Dão comemorou na passada terça-feira, 18 de setembro, 110 anos. No seguimento das celebrações, foi inaugurado o Espólio Documental da CVR do Dão, resultado do projeto de organização arquivística que recuperou e salvaguardou o importante acervo da comissão vitivinícola de 1935 a 1965 e que agora se encontra ao serviço da comunidade. Foi ainda apresentada a monografia “Os dias que nos Dão”, de Amadeu Araújo, um livro de homenagem ao Dão que retrata alguns dos mais importantes marcos da história da região vitivinícola.

Sobre a CVR do Dão:

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.

Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies