Identificado pelo crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Viseu, identificou ontem, 19 de agosto, um homem com 67 anos, pela suspeita da pratica o crime de incêndio florestal, no concelho de São Pedro do Sul.

Após a realização de diligências no âmbito de um incêndio florestal, ocorrido no passado dia 17 de agosto, foi possível identificar o seu autor e as causas do mesmo, apurando-se que o incêndio teve origem na utilização indevida de fogo, para eliminação de um ninho de Vespas Velutinas (Asiática).

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa Asiática deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

·         Contactar a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;

·         Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt, acessível a partir dos portais da Direção Geral de Veterinária e Alimentação, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, do SEPNA/Guarda Nacional Republicana e das Câmaras Municipais respetivas;

·         Preenchimento de um formulário e envio para a Câmara Municipal da área onde ocorreu a observação;

·         Preenchimento de um formulário via smartphone disponível no portal www.sosvespa.pt;

·         Poderá também solicitar a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita para o preenchimento do formulário.

·         Deverá, sempre que possível, ser anexada fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação.

·         Qualquer informação, comunicada através dos meios atrás referidos, será encaminhada para a Câmara Municipal correspondente ao local de deteção/suspeita, que dará o devido seguimento ao processo.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies