ESEV acolhe sexta edição da jornada internacional de estudos sobre o espaço literário

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) irá promover a VI Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (JOEEL), em parceria com O TOPUS, um grupo brasileiro (que integra também docentes portugueses, alguns dos quais da ESEV) de pesquisa e aprofundamento da categoria estruturante do espaço na obra literária e noutras artes.

Tendo organizado, em 2014 e 2016, a 2ª e 4ª edição destas Jornadas – as quais trouxeram até à cidade de Viseu cerca de 70 participantes brasileiros, provenientes de diversas universidades brasileiras e possuidores de um perfil científico e académico muito relevante, até pela confluência em termos da área cientifica dos seus doutoramentos e pós-doutoramentos e a área cientifica do evento –, a comissão organizadora pôde averiguar que os participantes levaram da cidade de Viseu uma opinião muito positiva, razão pela qual aliás a escolha da cidade para realização do encontro científico de 2018, o qual decorre anualmente, ora no Brasil ora em Portugal, recaiu novamente na cidade de Viseu.

Assim, a iniciativa terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018, na ESEV, e contará com pesquisadores portugueses e brasileiros que, ao longo destes três dias, se reunirão para trocar experiências e reflexões.

Público-alvo:

Integram o público-alvo:

– Professores e investigadores do ensino superior que trabalhem a articulação do Espaço com a Literatura, a Arte e áreas de saber afins;

– Docentes dos vários níveis de ensino interessados na reflexão e discussão sobre as matérias em causa;

– Discentes dos 1.º e 2.º ciclos de estudos do ensino superior;

– Público em geral, motivado pelos temas em estudo.

Impacto esperado/resultados a alcançar com o Congresso:

Espera-se, com esta VI JOEEL, suscitar um interesse ainda mais alargado, bem como um aprofundamento cada vez maior, por parte dos participantes, relativamente à questão do Espaço, na sua articulação com a Literatura, a Arte e áreas de saber afins. Pretende-se ainda criar fóruns de debate, tanto de âmbito nacional, como internacional, facilitadores da divulgação das pesquisas levadas a cabo pelos investigadores nestas áreas.

Metodologia, indicadores de avaliação e procedimentos:

A jornada em causa, a ser realizada no período entre 26 e 28 de setembro de 2018, desenvolver-se-á em mesas redondas e sessões de comunicação paralelas. No decurso tanto das mesas redondas como das sessões de comunicação serão problematizadas questões relevantes no âmbito de estudos sobre o espaço literário, no sentido de ampliar o conhecimento acerca da interação espaço, literatura e arte. Seguir-se-á, após cada mesa redonda/sessão de comunicação, um momento de debate aberto à participação do público presente.

No final da jornada, realizar-se-á uma sessão plenária, com vista à avaliação do evento e ao planeamento bienal das atividades do TOPUS, nomeadamente o local e data de realização da VII JOEEL.

Áreas temáticas:

Tema central: o conceito de espaço na obra de António Cândido (Tema comum TOPUS/2018)

Espaço e Literatura (narrativa, poesia, texto dramático)

Espaço e outras manifestações artísticas (cinema, pintura, escultura …)

Viseu, 18 de setembro de 2018

Escola Superior de Educação de Viseu • IPV

esev@esev.ipv.pt