Mangualde : “Aconteceu no Cineteatro há 66 anos” destaca “As Pupilas do Senhor Reitor”

“Aconteceu no Cineteatro há 66 anos” destaca a exibição do filme “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Leitão de Matos, que aconteceu a 14 de setembro de 1952, no Cineteatro de Mangualde, com duas sessões, uma à tarde pelas 15h00 e outra à noite pelas 21h30.

Este filme, extraído do imortal romance de Júlio Dinis, foi admiravelmente vivido pelos consagrados artistas: Maria Matos, António Silva, Costinha, Maria Castelar, Emília de Oliveira, Maria Paula, Oliveira Martins, Paiva Raposo, entre outros. É um filme que fala ao coração de todos os portugueses pelas cenas de ingenuidade e graça do nosso povo, destaca o cartaz promocional da altura.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies