“Já Marchavas” vai pôr Viseu a caminhar contra a homofobia

Após 13 anos da realização nesta cidade da primeira manifestação nacional contra a homofobia, está na hora de sair à rua e realizar, também aqui, uma Marcha pelos direitos LGBTI+.

A ‘Já Marchavas – 1.ª Marcha pelos direitos LGBTI+ de Viseu’, realiza-se a 6 de Outubro, com início às 15 horas no Jardim Sensorial de Santo António, junto à Escola Secundária Emídio Navarro, terminando na Praça da República, mais conhecida como Rossio, em frente à Câmara Municipal de Viseu.

Na memória os tristes acontecimentos que levaram à organização da concentração ‘STOP Homofobia’ de 2005 em Viseu. Foram tempos de reacção à violência homofóbica extrema. No pensamento para o presente e futuro, como tomar a dianteira e ser pro-activos na defesa dos mais simples direitos, provocando o debate necessário para que atitudes de violência e exclusão não se voltem a repetir.

Já Marchavas é um desafio, uma provocação contra o imobilismo!

Se Viseu foi capaz de se organizar para uma manifestação contra a homofobia num tempo em que foram denunciadas várias agressões físicas à comunidade homossexual, não há desculpa para não Marchar pelos direitos humanos, pela igualdade com base na orientação sexual, identidade e expressão de género.

Tudo começou em Maio com um repto que reuniu vontades numa sala de cinema de Viseu, o Cinema Ícaro.

Não foi aí que a vontade de criar esta iniciativa se formou, mas foi aí que várias vontades se conheceram. Foi aí que as vontades individuais se tornaram vontade colectiva e, não temos dúvidas, em colectivo tudo avança! Pelos Direitos Humanos, pelos Direitos LGBTI+ vamos colorir Viseu com as cores do arco-íris.

Vem fazer parte da Organização, temos as portas abertas!

A organização desta marcha é aberta a quem nela quiser participar. Neste processo têm participado várias dezenas de pessoas individuais e já recebeu o apoio explícito de muitas organizações, colectivos e movimentos da cidade e do país.

Fazemos o repto para que organizações e indivíduos se juntem a esta organização. Estamos a promover reuniões abertas onde ninguém fica de parte. A próxima é dia 12 de Setembro, no CAOS – Casa d’Artes e Ofícios,Largo São Teotónio, Viseu.

Segue o movimento em: fb.com/jamarchavas

Evento no facebook: fb.com/events/1818384914921794/

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies