Mangualde : Festas da cidade, fim de semana gastronómico e Orquestra POEMa

A cidade de Mangualde esteve ao rubro entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro! As Festas da Cidade, organizadas pelo Município de Mangualde, encheram novamente as ruas com milhares de pessoas para assistirem, entre outros espetáculos, aos concertos de Cuca Roseta e João Pedro Pais. Para além da animação disponível, decorreu ainda, durante os dias 1 e 2 de setembro, o Fim de Semana Gastronómico. aPara além das atuações dos ‘cabeças de cartaz’, que deixaram o público em êxtase no Largo Dr. Couto, vários artistas animaram as Festas: Grupo AF, Rancho Folclórico Infantil “Tia Matilde”, Rancho Folclórico “Os Azuraras” de Quintela, Alcatuna, Grupo de Cantares de Pindo, Grupo de Concertinas do Dão, Banda VIP, Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa-a-Velha, Sociedade Filarmónica Lobelhense, Sociedade Filarmónica de Tibaldinho, Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão” de Fagilde, Rancho Folclórico “Os Camponeses de Mesquitela”, Rancho Folclórico “Coração da Beira”, Rancho Folclórico de Mangualde, Juventuna, Girafoles, Orquestra de Câmara Portuguesa “Mundos Cruzados” e Banda Time.

As Festas contaram ainda com o já habitual Torneio Jovem de Xadrez, com o Torneio de Veteranos, com o Concurso Nacional de Pesca Desportiva “Cidade de Mangualde” e com a largada de pombos.

Fim de Semana Gastronómico

E porque numa festa não pode faltar boa gastronomia, o Fim de Semana Gastronómico proporcionou as mais diversas iguarias durante os dias 1 e 2 de setembro.

No sábado, a bifana e o rojão foram os reis do certame! Já no domingo, dia 2, decorreu o Festival de Sopas de Mangualde.

Festas da Nossa Senhora do Castelo

Entre os dias 7 e 9 de setembro, decorrem as Festas da Nossa Senhora do Castelo. As Festas, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde com o apoio da Câmara Municipal, decorrerão no Monte Nossa Senhora do Castelo.

Orquestra POEMa

Está a decorrer o quinto estágio da Orquestra Sinfónica POEMa. Para assinalar a aprendizagem feita durante estes dias, realizar-se-ão dois concertos, de entrada livre, nos dias 6 e 7 de setembro.

No dia 6 de setembro, quinta-feira, pelas 21h30, este concerto realizar-se-á no Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho. Já no dia 7, sexta-feira, o espetáculo terá lugar pelas 22h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

Entre a percussão, as cordas e o sopro, a iniciativa constituída por cerca de cem jovens músicos, à semelhança das edições anteriores, vai trazer até Mangualde notas de música tocadas por bandas e orquestras vindas de todo o país.

Esta iniciativa é uma coorganização da Câmara Municipal de Mangualde, da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, da Orquestra POEMa e do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão. A direção artística está a cargo do Maestro Tiago Correia.


A saber:
 Orquestra POEMa é uma iniciativa criada em 2013 pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu ‘Dr. José de Azeredo Perdigão’. Os intervenientes deste projeto são jovens músicos do concelho de Mangualde. A POEMa visa a criação de duas formações, a orquestra de câmara e a orquestra de sopros.

 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies