Encerramento da extensão de saúde em Cabanas de Viriato

O Bloco de Esquerda fez chegar à nossa redação pergunta dirigira ao Ministério da Saúde, sobre o encerramento da unidade de saúde de Cabanas de Viriato, durante cerca de 20 dias :

Destinatário: Ministério da Saúde

Cabanas de Viriato é uma freguesia do concelho de Carregal do Sal, no distrito de Viseu, contando com cerca de 3000 habitantes. No que concerne a cuidados de saúde primários, esta população é servida por uma Extensão de Saúde, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões.
Todavia, esta extensão de saúde está encerrada há cerca de 20 dias, uma vez que ambos os médicos que aqui exercem funções se encontram ausentes. Na génese desta situação parece estar o facto de ambos os clínicos estarem em gozo de férias em simultâneo, o que é legítimo e terá sido aprovado pelos superiores hierárquicos; o que não se compreende é que não tenha sido acautelada a manutenção do serviço, tendo-se optado por encerrá-lo.
O Bloco de Esquerda considera que é fundamental garantir o direito das populações a acederem aos cuidados de saúde de que necessitam e aos quais têm direito, na certeza de que este direito é perfeitamente conciliável e compatível com os direitos de todos os trabalhadores a usufruírem de férias.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
  1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?
  2. Por que motivo se encontra encerrada a extensão de saúde de Cabanas de Viriato? Caso se encontre encerrada por férias, por que não foram desencadeadas medidas de substituição quando aprovaram férias em simultâneo a ambos os clínicos?
  3. Que medidas urgentes são ser implementadas para assegurar a abertura da extensão de saúde de Cabanas de Viriato?
Os deputados,
Moisés Ferreira
Jorge Falcato

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies