A Gastronomia e os Vinhos do Dão : As escolhas do Diretor

É unânime que os vinhos do Dão têm grande aptidão gastronómica. Os casamentos com a gastronomia regional são de uma grande peculiaridade, que deve ser potenciada, gerando um fator de atratividade adicional para conhecer a Beira Alta.

A harmonização que elegemos como perfeita é com Queijo Serra da Estrela DOP (uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa).

 A iguaria, internacionalmente premiada, tanto pode ser de cura prolongada ou de pasta mole. E fomos ao encontro de quem sabe: Jorge Figueiredo da Quinta da Lagoa, que nos fez algumas sugestões muito interessantes (artigo a publicar posteriormente). Nos restaurantes selecionámos quatro situados no concelho de Nelas: Zé Pataco (Canas de Senhorim), com uma das mais extensas ementas de toda a região e em relação à qual preferimos pratos de peixe (desde arroz de tamboril com camarão, a açordas diversas, atum à bolhão pato e raia à lagareiro, entre outros); Lusovini, que vai apresentar um menu especial para os dias da Feira do Vinho do Dão, com destaque para as seguintes criações de cozinha de autor do Chef Luís Almeida e sua equipa:

• Lombo de bacalhau com crosta de azeitona e ervas, esmagado à Lagareiro;

• Arroz de entrecosto em Vinha d’Alhos;

• Naco de Alcatra Grelhado com redução de vinho Pedra Cancela;

• Cabrito assada, com batatas e grelos;

• Pera embebida em espumante com gelado de canela.

“Outrora Casa da Malvina”, que tem no Naco à Escanção um dos seus pratos emblemáticos, e o clássico Bem Haja, que com a gestão da empresária do ramo de hotelaria e restauração, Isabel Pires, ganha novo impulso, são outras excelentes opções.

Entrecosto em vinha d´alhos com arroz de carqueja no Restaurante Bem Haja.

Joël Robuchon (chef francês): “Quanto mais velho fico, mais percebo que a verdade é esta: quanto mais simples é a comida, mais excecional ela pode ser”. Além de me rever nesta ideia, julgo que a gastronomia Beirã tem muito esta caraterística – basta pensarmos em bacalhau à lagareiro ou cabrito grelhado na brasa.

José Miguel Silva

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies