Grande produção evoca Viriato

Trigo Limpo teatro ACERT com: Companhia Erva Daninha(Teatro Viriato), Zunzum Associação Cultural

Transumância #3  28 AGO · 21:30 · Cava de Viriato

A Zunzum – Associação Cultural, no âmbito do projeto “Viver Viriato”, desenvolveu numa primeira fase um conjunto de oficinas nas freguesias de Calde, Mundão, Silgueiros, Viseu e União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.
Nessas oficinas estimulou a criatividade e imaginação com o intuito de descobrir, desconstruir e construir em comunidade a história do protagonista deste desafio, o Viriato. O compromisso, a união da comunidade, o trabalho em rede e a experimentação de ferramentas das artes de palco/rua levaram à consolidação de competências pessoais, à valorização do eu e do coletivo e da identidade cultural.
A partir deste trabalho, a equipa da Zunzum criou um guião que foi a base para os ensaios e a produção deste espetáculo, conjuntamente com o Trigo Limpo teatro ACERT.
“Cavas, cabanas, teatros, escolas secundárias, condomínios, pastéis, stands, restaurantes, clínicas dentárias, escolas de condução, lojas de informática… afinal parece que Viriato fundou tudo nesta terra. Mas quem era Viriato? Foi esta a pergunta que nos guiou no nosso encontro com a comunidade, à procura do rasto vivo do herói lusitano. E a comunidade engrandeceu ainda mais o mito com o seu humor e a sua imaginação sem limite. É com esse valioso mineral que erguemos uma nova estátua à misteriosa figura do nosso guerreiro, sob a forma dum espetáculo teatral de rua feito por e para a comunidade. Um espetáculo onde a tragédia e a comédia reivindicam a lenda de Viriato como mito universal.”
Esta apresentação conta com a participação da Companhia Erva Daninha, convidada do Teatro Viriato para desenvolver um momento circense com jovens de Viseu do Lar Escola de Santo António em torno do tema Viriato.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies