Festa do Mel na Serra do Caramulo marcada pela quebra na produção

A XII edição da Festa do Mel no Caramulo será marcada pelo pior ano de produção de mel, estima-se uma quebra de produção na ordem dos 80 a 90%; verificando-se, em alguns casos, a perda total da produção. São inúmeros os fatores que contribuíram para este resultado, nomeadamente: a redução da flora apícola, decorrente dos incêndios; a vespa velutina, e as alterações climáticas, com grande oscilação de temperaturas e longos períodos de chuva durante a primavera.

Em determinadas zonas do país, a continuidade da Apicultura encontra-se ameaçada; pois são muitas as dificuldades e os desafios inerentes a esta atividade e poucas têm sido as ajudas a este setor.

Numa altura em que muito se fala na importância da reabilitação e dinamização dos meios rurais, é oportuno relembrar que a Apicultura tem tido um papel crucial no combate à desertificação, na diversificação do uso da floresta, na sustentabilidade, na preservação da biodiversidade, e no aumento da produção agrícola, através da polinização das abelhas.

A Apicultura no nosso país só possível pela perseverança e resiliência dos apicultores numa atividade que, apesar de apaixonante, muitas das vezes, não gera retorno económico face ao esforço físico e investimento.

Apesar das circunstâncias actuais não serem as mais favoráveis, a Apicultura merece ser festejada e por isso, mais uma vez, a Associação de Apicultores da Serra do Caramulo irá organizar a Festa do Mel a decorrer no dia 26 de Agosto, no Parque de Festa da Santa Margarida na vila do Caramulo. Este ano teremos animação musical com o Grupo Tocar o Chão – Carlos Peninha Fanfarra Kaustica, exposição de mel e outros produtos apícolas, artesanato, produtos regionais, gastronomia regional, provas de mel, animação infantil, almoço convívio, e uma sessão de esclarecimento sobre vespa velutina, a decorrer durante a manhã, com Marco Portocarrera da Associação NATIVA.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies