Chuva de estrelas de Verão ocorre hoje, 12 de agosto

Na noite deste domingo, 12 de agosto, vai ser possível observar a famosa chuva de meteoros de verão. O pico das Perseidas acontece às 23.00 e estende-se até às 8.00 de segunda-feira.

“É a chuva de meteoros mais espetacular, sendo possível este ano observar cerca de 110 meteoros por hora num céu escuro”, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Nas cidades a observação da chuva de estrelas é mais limitada devido à “falta de um vasto horizonte e do céu ser mais brilhante do que a maioria dos rastos luminosos”.

O observatório destaca, ainda, que este ano a Lua pode favorecer os interessados em acompanhar este fenómeno. “A Lua Nova ocorrerá no dia 11 de agosto pelas 10.58 horas. Esta é uma boa notícia para a observação das Perseidas em 2018, será também possível observar durante essa data bólides de fogo brilhantes e os planetas Marte, Saturno e Júpiter durante a mesma noite”.

Para quem quiser acompanhar a chuva de estrelas, o melhor é evitar zonas com grande poluição luminosa, não sendo necessário qualquer tipo de material de apoio.

Fonte : https://www.jn.pt/nacional/interior/hoje-ha-estrelas-brilhantes-a-cair-do-ceu–9710017.html

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies