Feira de São Mateus enche na abertura. Coro Mozart encheu as medidas do público (vídeos)

E fomos caminhar “indo a caminho de Viseu”. E fomos feirar, no arranque da 626ª Feira de São Mateus – a mais antiga da Península Ibérica e a festa popular de referência em Portugal

As novidades são muitas e desde logo o sentido ecológico, com o uso de copos reutilizáveis da marca patrocinadora do evento (Super Bock). A “Feira dos Reencontros”, o Folclore, a sustentabilidade e a nova área de restauração (3.500 metros quadrados, 1.500 dos quais de esplanada), marcam a edição deste ano, que tem um cartaz musical de luxo.

Ontem, 9 de agosto, a abertura foi feita com a prata da casa, com um magistral atuação do Coro Mozart, que trouxe um brilho especial à inauguração.O “Bairro da Restauração” vai ter quatro restaurantes de grande dimensão e muitos outros de média dimensão, com vista para a avenida central. Sobre esta novidade, Jorge Sobrado, vereador da autarquia, explicou que  “Viseu é uma cidade gastronómica e era muito importante que a Feira de São Mateus fizesse justiça a essa marca e a essa tradição de comer bem. Sabemos que em anos passados não foi assim, mas acreditamos que esta infraestrutura será.

A pensar na sustentabilidade ambiental, este ano foi introduzida a obrigatoriedade de copos reutilizáveis, “erradicando 261 mil copos de plástico que tinham uma utilização única”, deu conta.

Jorge Sobrado elencou outras novidades como “as estações de bicicletas, com 40 postos de estacionamento gratuitos, e o serviço educativo (que funcionará durante a tarde e início da noite) promovido pela Viseu Marca, Águas de Viseu e Oceanário de Lisboa”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Numa noite magnífica, com entrada franca, a Feira de São Mateus esteve repleta de público, fazendo jus a uma frase que há dias ouvi de um empresário da região, que acompanhou a última visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Viseu : “o presidente da República disse-me que comparar a dinâmica de Viseu e Coimbra, é como ver uma televisão a cores e outra a preto e branco”.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies