Oficina do vinho promoveu experiência sensorial única

A oficina do vinho, inserida no evento “Lapa do Lobo: Aldeia Cultural”, realizou-se em três sessões, num local emblemático da aldeia – uma antiga Adega, ou “loja”, relembrando assim a tradição e as gentes da Beira que fazem o seu próprio vinho em lagar de pedra.

O evento didático contou com um total de 33 participantes, “isto por ser limitada a participação, haveria mais participantes interessados mas que infelizmente por logística não participaram”, como referiu ao nosso jornal a organizadora, Patrícia Santos (enóloga natural de Canas de Senhorim, que trabalha na região do Dão e da Beira Interior). “A oficina não foi um winetasting, não foi uma prova comentada e muito menos um curso de iniciação à prova – foi de facto a descoberta das capacidades sensoriais de cada um e a perceção de que a falta do sentido da visão, nos leva para verdades mais honestas”, explicou ao nosso jornal em jeito de balanço do evento, acrescentando que “cheirámos e provamos ingredientes do nosso quotidiano de olhos vendados, e por fim vinhosm nos mesmos moldes”. “A ausência da visão, tato e as temperaturas dos vinhos passam uma rasteira ao nosso cérebro, o que motivou e fez entender como somos sempre influenciados”, sustentou. E como a enóloga referiu na terceira sessão, na qual participámos, “os vinhos têm mais de 300 aromas voláteis e cada pessoa só consegue identifica no máximo sete deles”.

“Foram momentos de conversa, risada, aprendizagem e acima de tudo boa disposição num ambiente que nos faz sentir em casa, numa aldeia onde a cultura se respira. Obrigada a todos os participantes e à Fundação Lapa do lobo (Rui Fonte) pelo convite”, concluiu. 

Houve oportunidade de provarmos Dão (Quinta de Silvares), Alvarinho (um vinho laranja), ambos do Mestre, Anselmo Mendes, e vinhos da Beira Interior.

E vinho é também arte e cultura.

This slideshow requires JavaScript.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies