“Viseu, Cidade Europeia do Folclore”: Inauguração da exposição “Aspetos do Nosso Trajar”

Inauguração decorre na próxima terça-feira, dia 24. Exposição é uma homenagem à cultura tradicional e popular da região em ano de “Viseu, Cidade Europeia do Folclore”

A Casa da Ribeira inaugura, na próxima terça-feira, dia 24 de julho, pelas 21 horas, a exposição “Aspetos do Nosso Trajar”, numa parceria com o Museu Etnográfico de Silgueiros.

A apresentação contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e dos presidentes da Federação do Folclore Português, Daniel Café, e da Presidente do Comité International EUROPEADE, Rüdiger Hess.

Esta é uma exposição que retrata as formas típicas de vestir e trajar das gentes da região de Viseu, organizada no ano em que Viseu se declara “Cidade Europeia do Folclore”. São várias peças de roupa únicas que, consoante o género, refletem as circunstâncias sociais, culturais e as tradições da população no último quarto do século XIX e finais da Primeira Grande Guerra, uma época de grandes transformações.

“Aspetos do Nosso Trajar” celebra a cultura tradicional e popular da região, com início em vésperas do maior Festival de folclore da Europa, o Europeade, em Viseu.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies