Viseu gemina-se com a cidade brasileira de Santos

Em 18 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Joaquim Almeida Henriques, esteve em Santos, na região do litoral paulista, para a assinatura do termo de Irmanação entre as duas cidades.

Na presença do prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa, a cerimônia decorreu no Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio, no Palácio José Bonifácio, e contou ainda com diversos representantes da comunidade portuguesa da Baixada Santista.

A cidade portuguesa de Viseu se tornou a 23ª irmã de Santos, e marca o início de um processo de aproximação e cooperação.

Situada no interior de Portugal, Viseu possui cerca de 99,2 mil habitantes. Foi fundada em 1123 e, em 2012, eleita pelos portugueses como a melhor cidade do país para viver. Também conta como cidade irmã no Brasil, Campinas e Rio de Janeiro.

A irmanação, que teve como ponto de partida a visita de uma delegação do Rotary de Santos a Viseu, possibilita o desenvolvimento e fortalecimento da cooperação bilateral. Servirá de guia e orientação para futuros intercâmbios de experiências e atividades.

Futuramente, serão organizadas reuniões de autoridades, profissionais, empresários e técnicos das duas cidades, nos diversos ramos de atuação econômica (com ênfase na área tecnológica), propiciando o aperfeiçoamento das relações bilaterais. Haverá, ainda, apoio a investidores dos dois locais para que sejam promovidas atividades e eventos econômicos.

De acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, é um orgulho para Santos realizar essa irmanação e as duas têm muitas experiências para compartilhar. “São muitas semelhanças. Santos também é reconhecida por sua qualidade de vida, bons indicadores de segurança e eficiência no emprego dos recursos públicos. E esse conceito de cidades inteligentes é uma meta constante”.

Almeida Henriques agradeceu a hospitalidade da “cidade mais portuguesa do Brasil”. “Já me sinto um pouco santista mesmo após poucas horas. Essa geminação vai valorizar as duas cidades, ambas têm muito a aprender com seus bons exemplos”.

O secretário municipal de Governo, Rogério Santos, cujo pai nasceu em Viseu, lembrou que a cidade portuguesa é considerada smart city (referência em tecnologia), principalmente no que diz respeito aos avanços em urbanismo, saneamento básico e transporte.

IRMÃS
Viseu é a sexta cidade portuguesa a firmar irmanação com Santos. As outras são Coimbra, Funchal, Ansião, Arouca e Porto. De outras partes do mundo, o Município também tem convênios semelhantes com Shimonoseki e Nagasaki (Japão); Trieste (Itália), Ushuaia (Argentina); Havana (Cuba); Thaizou, Ningbo e Rizhao (China); Constança (Romênia), Ulsan (Coreia do Sul); Colón (Panamá); Cadiz (Espanha); Fernando de la Mora (Paraguai); Callao (Peru). Veracruz (México); Alajuela (Costa Rica) e Kenitra (Marrocos).

Fonte : https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/geminacao-santos-e-viseu-se-tornam-cidades-irmas/

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies