Villa Oliveira Touriga Nacional 2014 : A expressão fiel de um terroir com muita história

História da Casa da Passarella

Nascida em 1908, a região Demarcada do Dão é a região de vinhos tranquilos mais antiga de Portugal. Mas o Dão já era historicamente o berço de grandes vinhos. Quase duas décadas antes da demarcação da própria região, nascia a Casa da Passarella.

A Passarella é uma das poucas adegas existentes que, pela qualidade indiscutível dos seus vinhos, fundou a região demarcada, tendo sido fundamental para o atual mapa vinícola do Dão.

Desde 1892, a Casa da Passarella tornou-se uma das casas emblemáticas dos vinhos de Portugal, por onde passaram e contribuíram alguns nomes lendários da enologia portuguesa, como os saudosos Dr. Mário Pato e Eng.o. Alberto Vilhena, entre muitos outros.

O primeiro registo de engarrafamento que possuímos, exposto no nosso centro de interpretação, é uma garrafa da nossa primeira marca – Villa Oliveira – com a data de rotulagem de 1893.

Atualmente, a Casa da Passarella tem cerca de 100 hectares, dos quais 50 hectares são de vinha. Estes 50 hectares estão divididos entre sete diferentes vinhas, e cada vinha tem características únicas – não apenas com diferentes exposições mas com uma incrível e original diversidade de castas.

Apenas destas “sete magníficas” vinhas nascem os diferentes vinhos da casa.

É também aí que se encontra a marca da nossa originalidade: mais do que blend de castas, falamos em blend de vinhas – o que torna os vinhos da Casa da Passarella ímpares, sendo o reflexo absoluto no nosso “terroir”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Filosofia

Uma casa, vários séculos, personalidades fascinantes, vinhas e pessoas fora de série. Quando num pequeno pedaço de terra se reúnem tantas coincidências felizes, nasce uma história única. A melhor forma de a escrever e de a partilhar, encontrámo-la nos nossos vinhos.

Descobrir as suas diferenças, as suas particularidades e o seu fascínio é descobrir a nossa história – e descobrir-se também a si próprio.

A Villa Oliveira 

Há lugares eleitos. Lugares onde a singularidade rompe com todas as regras. Lugares onde se forma uma espécie de reino da excepção, que alguns acusam de acaso e destino. Tudo, nesses lugares propícios como a Terra, converge para a abundância e para a diversidade da vida. A matéria e as distâncias perfeitas, o clima e a eficácia da terra, do sol e da chuva em dias decisivos. Mas, para além de todos os equilíbrios cósmicos e físicos, a vida insinua-se sobretudo na história dos seus protagonistas, que se estendem numa vasta teia de acontecimentos quase imperceptíveis, como cada partícula de tempo.
São precisamente essas histórias que nos perseguem e que queremos revelar aqui. Aquelas que, há mais de 100 anos, o sangue narra dentro de corpos iluminados por uma paixão sem fim e que depois podem ser lidas nos lábios tingidos pela metáfora do vinho. Estas são as condições favoráveis para que um dia houvesse vida na Villa Oliveira também.
 

O Villa Oliveira Touriga Nacional obteve a medalha de platina no Concurso de 2018 dos melhores vinhos engarrafados do Dão, promovido pela CVR Dão.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies